terça-feira, 11 de setembro de 2012

PT: manual sobre imagem de Dilma e Lula
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse acreditar que a Justiça Eleitoral faz uma interpretação errada da lei ao conceder a candidatos de partidos da base aliada o direito de usar as imagens da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula na campanha. 
O PT distribuiu a seus candidatos, em todo o país, uma espécie de manual em que os orienta sobre como acionar legalmente candidatos que busquem associar seu nome ao da presidenta e de seu antecessor.
 “Não é cartilha. O que tem ali é a legislação eleitoral”, afirmou Falcão. “Alguns juízes estão fazendo a interpretação de que a imagem é uma coisa personalíssima e que só caberia então ao próprio Lula e à presidenta Dilma desautorizar o uso. Cada juiz tem o seu arbítrio, mas eu, do ponto de vista do PT, acho que a interpretação é incorreta”, completou.
Falcão afirmou que o partido não se opõe no caso de partidos que estão coligados ao PT querem utilizar a imagem de Dilma e Lula. “Não é qualquer partido da base aliada que pode usar. Porque em alguns casos há um embate. Desde que tenha o PT na chapa pode usar à vontade.”
Representantes de partidos que se tornaram alvo de representações do PT evitaram polemizar sobre o documento distribuído pela sigla. Em Belo Horizonte, por exemplo, o presidente municipal do PSB de Marcio Lacerda destacou que o partido não descarta usar um vídeo em que a presidenta diz se tratar do “melhor prefeito do Brasil”. Segundo ele, não há apropriação indevida da imagem da presidenta. Em Porto Alegre, o presidente municipal do PSB, Marcus Pestana, disse que é direto do PT buscar a Justiça, mas voltou a questionar os argumentos apresentados pelo partido. “Por enquanto nós recorremos ao TRE-RS e estamos aguardando a decisão.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário