segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Píer de Ipanema trará mais barcos ao Guaíba
Até o final de novembro, a orla fluvial do bairro Ipanema contará com mais um equipamento que impulsionará o lazer na Zona Sul da Capital, em especial o Turismo Náutico da cidade. 
Em evento realizado neste domingo, 23, nas areias da praia de Ipanema, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), lançou a construção de um píer flutuante para criar uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de pequeno e médio porte que fazem passeios turísticos no Lago Guaíba. O equipamento estará disponível também para embarcações de lazer, como lanchas, que tenham até 70 cm de calado.
Com 20m de comprimento e 2m de largura, o píer será uma estrutura de madeira autoclavada, com quatro módulos independentes que serão amarrados em 12 estacas cravadas no solo e ficarão sobre bombonas de 200 litros, para que a estrutura acompanhe o nível das águas. De acordo com a empresa contratada para a construção do equipamento, os trabalhos começarão com a instalação de cabos subterrâneos para levar energia elétrica até o ponto em que serão instaladas as primeiras estacas do píer, que terá iluminação. O píer está orçado em R$ 43 mil, recurso repassado pela SMTUR à Atun por meio de convênio. 
Mais barcos - Atualmente, sem um píer, os passageiros precisam ser levados de bote da margem do lago até o barco Travessia, única embarcação que presta o serviço nesta região da cidade. Entusiasmado com a melhoria, o proprietário do barco, Reinaldo Frota, anunciou no evento que no final de novembro, quando a construção do equipamento deverá estar concluída, colocará dois novos barcos em funcionamento. Segundo Frota, também será criada uma tabela de horários regulares de passeios e programas diferenciados. As novas embarcações terão capacidade para 30 e 40 passageiros. 
O presidente da Atun, Vilian Veloso, também destacou a importância da infraestrutura no local. “É um marco inicial, muito esperado pela comunidade e os empreendedores do Turismo Náutico”, afirmou Veloso. O secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha, resgatou a aproximação iniciada com os proprietários de barcos de passeios turísticos há quatro anos, num movimento que resultou na organização do segmento e criação da Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre. “Somos uma das poucas cidades do país que têm uma lei do gênero e o turismo náutico regulamentado”, ressaltou.  “Estamos num novo momento, de resgate da relação da cidade com o Guaíba.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário