quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mensalão

Voto do revisor - 1
Começa a sessão no STF. Ayres Britto lembra que o ministro relator do mensalão condenou os quatro réus do item 5 da denúncia. O ministro revisor já condenou dois deles e continuará o seu voto nesta quarta.
Ricardo Lewandowski começa seu voto sobre Ayanna Tenório, acusada de gestão fraudulenta do Banco Rural por integrar o núcleo financeiro do mensalão.
Lewandowski cita depoimentos que afirmam que Ayanna não tinha interferência na gestão do Banco Rural, mas que preparava os profissionais. Diz que ela havia passado por grandes empresas, atuando no mesmo campo de atuação, como consultoria administrativa. Ayanna Tenório entrou no Banco Rural três dias após a morte de José Drumond, ex-presidente do banco que teria "engendrado" os empréstimos a Valério, diz Lewandowski. "Não há nenhuma prova de que ela tenha tido contato com Marcos Valério", afirma.
O revisor entende que Ayanna Tenório não tinha conhecimento das fraudes e que só assinava as renovações seguindo os entendimentos dos outros diretores. Ela nunca opinou por desaprovação dos créditos. Lewandowski diz que "a participação de Ayanna era um tanto quanto bissexta" pois "sua área de atuação era diversa"
Lewandowski absolve Ayanna Tenório
O revisor do mensalão diz que não há provas de que a ex-diretora participou da gestão fraudulenta do Banco Rural. Ele entende que ela não sabia dos empréstimos ao PT e às agências de Valério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário