As operadoras de
TV por assinatura se comprometeram a apresentar em até 30 dias um plano de ação
para melhorar os indicadores de atendimento ao consumidor.
Convocadas pela
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), GVT, Net, Embratel, Oi e Sky
enviaram na quinta-feira representantes a Brasília para discutir formas de
atender as metas propostas pelo órgão regulador.
A preocupação da Anatel é com o descolamento entre o aumento da
base de assinantes e a quantidade de reclamações feitas por clientes. Em
agosto, 15,1 milhões de domicílios no País contavam com o serviço de TV por
assinatura, um crescimento de 30% em relação a igual mês de 2011. Enquanto
isso, as reclamações quase dobraram.
Em janeiro de 2011, 7 mil queixas contra o serviço de TV por
assinatura foram registradas na Anatel, número que subiu para 13 mil em abril
deste ano. As principais estão relacionadas a cobrança indevida, falhas no
serviço de instalação e reparo e qualidade de atendimento. "Identificamos
que, apesar de o setor estar crescendo na faixa de 30%, um nível chinês, as
reclamações estão crescendo na faixa de 100%, o que é inaceitável. Está
descolado, três vezes mais. Não faz sentido”, afirmou o superintendente de
Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia.
“Por causa dessa
situação, chamamos as empresas para que apresentem planos de ação, de forma que
o nível de prestação de serviço melhore e o de reclamação caia.” No ranking de
prestadoras de TV por assinatura de abril, a empresa com maior nível de
reclamações a cada mil assinaturas foi a Oi, com 2,682; seguida por TVA, 1,446;
Sky, com 1,194; Telefonica TV Digital, 0,936; Embratel, com 0,851; e Net, com
0,656. A meta da Anatel é 0,65.(Agência Estado).
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