sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aluguel de bicicletas públicas começa sábado
Um passeio está programado para celebrar o inicio do serviço de bicicletas públicas de aluguel. Será neste sábado, 22, às 9h, saindo do Largo Glênio Peres (Mercado Público) em direção da Usina do Gasômetro, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e outras secretarias envolvidas no Dia Mundial Sem Carro.
Na quinta-feira, 20, primeiro dia de implantação do cadastro para o sistema BikePoa, aluguel de bicicletas públicas de Porto Alegre, foram realizados 300 cadastros pelo site www.movesamba.com/bikepoa ou pelos aplicativos de smartphone. O cadastro por celular convencional, via portal de voz, inicia no Dia Mundial Sem Carro, sábado, 22, mesma data que os usuários poderão utilizar as 50 bicicletas e as cinco primeiras estações do BikePoa (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores).
O valor do passe mensal será R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta.
“O ciclista que realizar trajetos mais longos deve integrar com outras estações, para manter a rotatividade do sistema e as estações sempre com bicicletas disponíveis para os demais usuários”, afirma Antônio Vigna, gerente de projetos especiais da EPTC.
O sistema BikePoa terá 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, polos de atratividade, além de estações de transporte público. “Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013. O próximo passo será buscar uma integração com os cartões TRI e SIM”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O mesmo modelo de serviço de bicicletas públicas que será usado em Porto Alegre, conta com 25 mil cadastrados em São Paulo e um milhão de viagens realizadas no Rio de Janeiro, ambas capitais. “A ideia é mudar a cultura do trânsito. Transformar a bicicleta em uma alternativa real de transporte, criando um ambiente de convivência pacifica entre motoristas e ciclistas. O beneficio será para todos. As pessoas terão mais saúde, mais agilidade em seus deslocamentos curtos e a cidade ganhará um ar mais puro”, finaliza Cappellari.
Como funcionará
Habilitação - Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deverá informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (serviço em funcionamento a partir do dia 22), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa, estes em funcionamento a partir do dia 20.
Desbloqueio das bicicletas - O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).

Nenhum comentário:

Postar um comentário