sábado, 22 de setembro de 2012

Aloizio Mercadante articula ida para a Casa Civil
Estratégia do petista é devolver Gleisi ao Senado com vistas às eleições de 2014 e abrir espaço para Gabriel Chalita no Ministério da Educação.
Embora diga que ocupa o "ministério dos sonhos", o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem esperanças de ser deslocado para a Casa Civil após a eleição. Para isso, conta com apoio de correligionários do Paraná, que tentam convencer a ministra Gleisi Hoffmann e a presidente Dilma Rousseff.
Petistas próximos de Mercadante avaliam que o ministro não está tão satisfeito quanto suas declarações públicas dão a entender. Na Casa Civil, dizem companheiros do ministro, a visibilidade é nacional. Antes de substituir Antonio Palocci, derrubado após denúncias de evolução patrimonial incompatível com seus rendimentos, Gleisi era uma novata no Senado. Hoje, tornou-se conhecida nacionalmente e comanda os principais projetos de infraestrutura do país.
A ida de Mercadante para a Casa Civil abriria uma vaga na Educação que vem a calhar se o ex-titular da pasta Fernando Haddad passar para o segundo turno da eleição paulistana. O deputado peemedebista Gabriel Chalita (SP) poderia ser indicado para o ministério como recompensa por um eventual apoio ao candidato petista. Em quarto lugar na disputa, com 8% da preferência dos eleitores, segundo pesquisa do Datafolha, Chalita já trocou acusações com o tucano José Serra e na quinta-feira, em debate da Arquidiocese de São Paulo, criticou o líder das pesquisas, Celso Russomanno (PRB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário