sábado, 11 de agosto de 2012


Centros de oportunidades para jovens
Prefeitura irá disponibilizar áreas para a construção dos centros POD Juventude
Parceria firmada nesta sexta-feira, 10, entre prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fortalecerá as políticas públicas para a proteção da juventude e prevenção à violência no município. Em ato realizado no Paço Municipal, foi assinado acordo de cooperação técnica para implantação de centros do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Juventude na Capital. A Prefeitura de Porto Alegre, que passa a integrar o Comitê de Coordenação Estratégica do POD, disponibilizará áreas para a construção dos centros POD Juventude em áreas abrangidas pelo programa Territórios da Paz, nos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Rubem Berta e Cruzeiro. Também participará da prestação de serviços e gestão dos centros. A condução das ações no município se dará através da Secretaria dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, com atuação da Guarda Municipal e Secretaria da Juventude.
O prefeito José Fortunati destacou a inovação dessa parceria da Prefeitura com o Estado e o BID, instituição que tem dado uma grande contribuição à cidade através de recursos para obras de infraestrutura e que agora oferece a oportunidade de investimento voltado a um segmento social. “É uma parceria fundamental sobre como enfrentarmos conjuntamente a questão da violência, especialmente em relação a esse público tão vulnerável, que precisa de oportunidades”, disse o prefeito. Já o secretário Estadual da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, destacou a agilidade da prefeitura em dar andamento às tratativas para a execução do POD. “Pela segunda vez, estamos discutindo esse tema com o prefeito e estamos finalizando a terceira missão com o BID para buscarmos esse projeto diferenciado pelo seu caráter social e pela rede que envolve, olhando a segurança pública de outra forma”, avaliou o representante do governo do Estado.
O POD, a ser financiado pelo Governo do Estado, visa à redução dos índices de violência e criminalidade, buscando garantir direitos por meio da geração de oportunidades, com projetos sociais voltados a jovens em situação de vulnerabilidade. O programa deverá ser implantado nos municípios de Porto Alegre, Viamão e Alvorada, atingindo um público estimado em 60 mil jovens de 14 a 25 anos ao longo dos cinco anos previstos para execução.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA


Obras do aeromóvel alteram trânsito
Das 9h às 11h, tráfego de veículos será bloqueado na alça do viaduto da Avenida dos Estados, sentido Aeroporto-Centro.  
O trânsito na alça do viaduto da Avenida dos Estados, sentido Aeroporto-Centro de Porto Alegre, será bloqueado na manhã deste sábado, 11, das 9h às 11h, em virtude da colocação de uma viga da via elevada do Aeromovel. Assim, os automóveis e ônibus oriundos do Aeroporto e da Avenida Severo Dullius, para acessar a Avenida dos Estados, terão de fazer retorno pela BR-290 (Free Way). Os ônibus que normalmente param junto à Estação Aeroporto da Trensurb utilizarão a parada provisória montada na Avenida dos Estados, abaixo da passarela para pedestres. Em caso de chuva forte, os serviços para implantação do Aeromovel serão adiados e as alterações no tráfego de veículos, canceladas. 


The Economist prevê apagão no Brasil
Artigo publicado na edição desta semana da revistaThe Economist aponta um quadro arriscado no setor de telecomunicações do Brasil e cogita a possibilidade de um apagão. A matéria destaca a necessidade de investimento expressivo para responder à demanda, citando o exemplo da proibição de venda de linhas das operadoras Oi, Tim e Claro. Para a publicação, o cenário não é otimista em termos de comparação. "O cerco às teles guarda muitas semelhanças com o apagão: investimento muito baixo, negligência diante do aumento da demanda e um pobre quadro legislativo e regulatório. Como a sra. [Dilma] Rousseff deve se lembrar, o apagão provocou retração na economia brasileira – que ajudou o partido dela a chegar ao poder dois anos depois", diz artigo. (Blog do Cláudio Humberto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário