sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bom dia
As primeiras horas da manhã do dia 24 de agosto de 1954 foram de perplexidade para os brasileiros. O Brasil começava a acordar com a notícia, divulgada em Edição Extraordinária do Repórter Esso, informando que o Presidente Getúlio Vargas havia se suicidado, com um tiro no coração, em pleno Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
Hoje, passados 58 anos, mesmo os que não conviveram com ele e com aqueles tempos, até os que discordaram de Getúlio, reconhecem a importância de Vargas para o Brasil.
Para lembrar e homenagear o dia 24 de agosto fui buscar uma crônica publicada no dia 25 de agosto de 1954, no semanário local Hoje, escrita por Sérgio Jockyman, dramaturgo, jornalista, escritor e cronista. Pedi, também, a meu companheiro, amigo e colega Carlos Bastos, reconhecido como um dos maiores jornalistas do Rio Grande do Sul, trabalhista, que contasse como foi a manhã do dia 24 de agosto de 1954.
Para emoldurar os textos brilhantes do Jockyman e do Bastos, fui catar a marchinha Retrato do Velho, gravada por Francisco Alves, o Rei da Voz, que embalou a campanha de Vargas em 1950.
A história de Getúlio Vargas e o dia 24 de agosto são motivos especiais para que todos reflitam enquanto lhes desejo Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário