terça-feira, 31 de julho de 2012

Mensalão: TSE rejeita pedido de adiamento

Ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, entendeu não caber interferência em decisões do Supremo Tribunal Federal.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, determinou nesta segunda-feira o arquivamento de uma representação em que advogados pediam que ela atuasse como mediadora e negociasse o adiamento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo de cinco advogados – dois do núcleo jurídico do PT – argumentava que o julgamento do mais grave escândalo político do governo Lula poderia influenciar no processo eleitoral e promover o “o desequilíbrio em desfavor dos partidos envolvidos”.
Ao analisar o caso, a ministra Cármen Lúcia, que também faz parte da composição do STF, disse que o pedido dos advogados não tem relação com as atribuições da presidência do TSE e que, por isso, “nada há a prover”.
“Valem-se de petição para externar preocupações e requerer o que seria indevida interferência deste Tribunal Superior Eleitoral na organização interna do Supremo Tribunal Federal”, disse a magistrada em sua decisão.
“É de primário conhecimento não caber a este Tribunal Superior Eleitoral representar junto ao Supremo Tribunal Federal preocupações e interesses de réus em qualquer ação penal ali em tramitação, ainda que sejam candidatos ou dirigentes de partidos políticos”, completou a ministra.
O julgamento do mensalão começa nesta quinta-feira. A expectativa é que a exposição das defesas dos 38 réus do processo e dos votos dos ministros relator, Joaquim Barbosa, e revisor, Ricardo Lewandowski, se prolongue por todo o mês. O início dos votos dos demais ministros começaria em setembro, coincidindo com reta final do período de eleições municipais.


MP pede interdição do Presídio de Charqueadas 
A Justiça recebeu na tarde desta segunda-feira, pedido da Promotoria de Justiça de Controle a Execução Criminal do MP de interdição total do Instituto Penal de Charqueadas. O pedido é baseado na falta de segurança no local. Conforme os promotores Sandra Goldman e Gilmar Bortoloto, até que medidas sejam adotadas pela Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) deverá ser proibida a entrada de novos presos para garantir a integridade física dos detentos.
No mesmo documento é solicitada a ampliação do número de servidores no presídio. Mesmo não havendo superlotação, 31 agentes trabalham efetivamente no local, sendo que o número ideal seria de 60 servidores exclusivamente na guarda.
Entre fevereiro de 2010 e hoje, ocorreram quatro homicídios qualificados no interior do presídio. A última morte ocorreu no dia 24 de julho.  Para o MP, a presença de facções criminosas no presídio origina grande parte dos problemas.


Mais água para Zona Norte
Investimento de R$ 2 milhões beneficiará 103 mil habitantes
Cerca de 103 mil habitantes de parte do Sarandi e também das vilas Santa Rosa, Nova Santa Rosa e Santo Agostinho, no Rubem Berta, poderão contar com maior oferta de água a partir de janeiro do próximo ano. Por intermédio do Dmae, a prefeitura está aplicando mais de R$ 2 milhões nas obras que serão visitadas pela comunidade nesta terça-feira, 31, a partir das 10h30. O ponto de partida é a esquina da avenida Plínio Kroeff com a rua D, onde o projeto será apresentado para os moradores, depois, os visitantes se deslocam até a frente de trabalho na rua Élvio Antônio Filipetto.
O Dmae começou em março a lançar a adutora que irá reforçar o abastecimento na área do subsistema da Estação de Bombeamento Ouro Preto. Essa rede em ferro dúctil diâmetro 400mm, com 2km de extensão, vai interligar o reservatório Costa e Silva II, na avenida Dante Ângelo Pilla, número 778, e a avenida Bernardino Silveira Amorim, garantindo maior pressão e volume de água nas torneiras.
Foto: Maria de Lourdes Wolff/ PMPA

PT ameaça TV Globo 

O PT ameça ir à Justiça se a TV Globo insistir no formato de cobertura da eleição municipal conforme apresentado na reunião da semana passada.

Pela proposta da emissora, somente os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto teriam exposição diária nos telejornais, nesse caso José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB).

Os candidatos do bloco intermediário, Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT), se revezariam, o que poderia garantir a cada um somente duas aparições por semana.

Nesta terça, executivos da emissora terão novo encontro com os representantes dos candidatos para tratar do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário