segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atenção: fones de ouvido podem ser perigosos
Assim como o uso de celular ao volante, ou de outros equipamentos eletrônicos, pode distrair os motoristas, e causar acidentes, os pedestres precisam, também, se conscientizar sobre um outro fator de risco cada vez mais frequente no dia a dia do trânsito. É a utilização dos fones de ouvido. De acordo com constatação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a utilização deste equipamento, abafando o som dos veículos, pode tornar os pedestres mais expostos a atropelamentos.
O gerente da Central de Monitoramento da Mobilidade da EPTC,Daniel Costa, afirma que os pedestres envolvidos em alguns atropelamentos estavam utilizando fones de ouvido: “Temos notado esta situação, até pelas nossas câmeras de monitoramento. O pedestre fica distraído, tem mais dificuldades para ouvir o barulho dos carros, tornando-se mais vulnerável para atropelamentos”. informa.
Nas ações programadas para 8 de agosto, Dia do Pedestre, os agentes de educação para o trânsito da EPTC vão reforçar este alerta: “Em nossas palestras e abordagens já temos alertado a população sobre este tipo de risco. Agora, a partir do Dia do Pedestre, vamos reforçar mensagens às pessoas sobre esta atitude bastante arriscada, envolvendo principalmente os nossos jovens”, afirma Marcelo Madruga, da gerencia de educação para o transito.
Mesmo com a redução da acidentalidade no primeiro semestre de 2011 em Porto Alegre, os atropelamentos envolveram 646 pessoas, com 11 vítimas fatais. Das 646, 150 foram atropeladas por motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário