terça-feira, 12 de junho de 2012

PP decide apoiar Fortunati
Terminou pouco depois das 21h30 de ontem (11) a reunião do diretório metropolitano do Partido Progressista que decidiu sobre o nome a ser apoiado na eleição para a prefeitura de Porto Alegre. Por 63 votos contra 44, os progressistas decidiram apoiar José Fortunati (PDT), candidato à reeleição. A ala perdedora, liderada pela senadora Ana Amélia Lemos, queria que o partido apoiasse a candidatura da deputada Manuela D’Ávila (PC do B).
Defendendo o apoio ao atual prefeito, falaram João Nedel, Mônica Leal, Beto Moesch, João Dib, Guilherme Socias Villela e Kevin Krieger. Em defesa do apoio á comunista, discursaram Miguel Wedy, Mano Changes, Celso Bernardi e Ana Amélia lemos. Depois das manifestações os 101 membros passaram a decidir a quem apoiar. Com os votos duplos dos membros com mandato, o resultado apontou 63 votos para José Fortunati e 44 para Manuela D’Ávila.
Principal articuladora da campanha pró Manuela, a senadora Ana Amélia disse que fará campanha para a comunista, inclusive subindo em palanques.
Com o apoio do PP, Fortunati terá mais 1m50 no tempo de TV durante o Horário Político Gratuito.



Porto Alegre prepara estrutura para Copa do Mundo
A Prefeitura de Porto Alegre está mobilizada para cumprir o prazo das obras acordadas com o governo Federal na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo 2014. Conforme o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o município trabalha exaustivamente nos projetos e na execução das obras em andamento.
“Estamos preocupados com o legado que essas obras deixarão. Já iniciamos algumas e estamos com várias licitações acontecendo. Os últimos projetos estão sendo analisados para podermos iniciar o processo licitatório”, informou Urbano.
Acompanhe como está o andamento de cada projeto:
Duplicação da Avenida Beira-Rio
•    Segunda Ponte sobre o Arroio Dilúvio: em obras e em fase das fundações, alargamento das vias e produção dos pré-moldados que depois serão montados no local.
•    Trecho 1 – Ipiranga até a pista de skate: em obras (mais de 80% concluída). Pavimentação pronta. Faltando sinalização e iluminação da via.
•    Trecho 2 – Ipiranga até a Rótula das Cuias: inaugurada sábado, 7 de junho, com abertura do trecho para tráfego na via.
•    Trecho 3: Velódromo até o viaduto da Pinheiro Borda. Obras em ritmo acelerado. Está em fase de pavimentação.
•    Trecho 4: Rótula das Cuias até o Gasômetro. Edital de licitação publicado e recebimento das propostas em 15 de Junho/2012;
•    Viaduto estaiado junto ao cruzamento da Pinheiro Borda com avenida Padre Cacique: Edital de licitação publicado e recebimento das propostas em 15 de Junho/2012. 
Ampliação da Pista do Aeroporto Salgado Filho
A prefeitura liberou em 2011 o trecho necessário para ampliação da pista.
•    Vila Dique: A prefeitura comprou o terreno necessário para alocar as famílias, fez a infraestrutura, já transferiu 742 famílias, 180 casas estão em sendo construídas e 540 em fase de contratação. 
•    Vila Nazaré: A prefeitura está executando a infraestrutura e as residências estão em fase de chamamento público para construção.    
Prolongamento da Avenida Severo Dullius
•    Rua Dona Alzira: Já está mais da metade da obra concluída;
•    Severo Dullius: empresa vencedora do pregão irá retirar a camada de lixo existente no terreno. A retirada é necessária à pavimentação da via. Contrato assinado em 12/01/2012.
•    Projeto de pavimentação da via: em fase final para envio à Caixa, que vai analisar e depois iniciar o processo licitatório.  
Implantação de Cinco obras na III Perimetral
•    Passagem subterrânea viária da rua Anita Garibaldi: a empresa já foi contratada para executar a obra. A EPTC iniciou os primeiros movimentos da obra. Serão realizadas as alterações de trânsito em vias secundárias para que sejam criadas rotas alternativas.
•    Passagem subterrânea da avenida Ceará: em licitação, já foi realizada a abertura dos envelopes de habilitação. Aguardando fase de recurso.
•    Passagem subterrânea da avenida Cristóvão Colombo: aberta a licitação e realizada a abertura dos envelopes de habilitação. Aguardando fase de recurso.
•    Viaduto da avenida Bento Gonçalves: iniciou a licitação e a abertura dos envelopes será dia 15 de junho.
•    Viaduto da Plínio Brasil Milano: projeto será finalizado em junho e depois inicia o processo licitatório.

Avenida Tronco
•    Prefeitura adquiriu todas as áreas necessárias à construção das Unidade Habitacionais e está realizando chamamento público para a construção. Instalou o escritório de atendimento às famílias. Trechos 1 e 2: Gaston Mazeron à Rótula do Papa e Terceira Perimetral: será aberta Licitação em 16 de julho, por meio de edital a ser republicado dia 13 deste mês
•    Trechos 3 e 4, Icaraí até Gaston Mazeron: contrato assinado e expedida ordem de início da obra.
Sistema de ônibus BRT
•    BRT da avenida Protásio Alves: Em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto;
•    BRT Bento Gonçalves: Em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto;
•     BRT da avenida João Pessoa: Foi publicado o edital de licitação no dia 28/05 e a documentação poderá ser entregue no 27/06.
Duplicação da Rua Voluntários da Pátria
•    Trecho 1: Viaduto da Conceição até a rua Ramiro Barcelos: Licitação concluída, contrato assinado e aguardando início da obra;
•    Trecho 2: Rua Ramiro Barcelos até avenida Sertório: Em fase final de Projeto.
Complexo da Rodoviária
•    Viaduto da avenida Julio de Castilhos até a avenida Castelo Branco Licitação concluída, aguardando decisão judicial para a assinatura de contrato;
Estação da Rodoviária: Projeto em fase final para ser enviado a CAIXA e posteriormente iniciar o processo licitatório.




Número de cheques devolvidos é o maior em três anos
A  Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), informou que o número de cheques devolvidos no Brasil é o maior desde julho de 2009. Em maio, foram devolvidos, por falta de fundos, 2,15% dos cheques emitidos. No acumulado do ano até maio, o percentual de devolução foi de 2,04% contra 1,90% no mesmo período em 2011.
O número de cheques devolvidos em maio teve alta de 9,6% em relação ao mês de abril.




Campanha de teste rápido de Aids
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou nesta segunda-feira, 11, véspera do Dia dos Namorados, a campanha “Em qualquer relação... camisinha”, para tornar mais ágil o diagnóstico de Aids. Consultório móvel, show musical, malabares e distribuição de material informativo e camisinhas agitaram o Largo Glênio Peres à tarde, com o lançamento oficial da ação. 
Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, destacou o momento importante de conscientização da população para o uso de preservativo e também de aproveitar a oportunidade para a realização do diagnóstico precoce da doença. “O teste é sigiloso, simples, rápido e gratuito, sendo importante para a proteção de cada um”, disse. 
Terça-feira, 12, no Largo Glênio Peres, e no domingo, 17, na Usina do Gasômetro, das 13h30 às 17h30, consultórios móveis com profissionais da saúde irão realizar o teste rápido para diagnóstico de HIV e Sífilis. O exame necessita de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em 15 minutos.
Campanha na rua – Além da testagem rápida no Largo Glênio Peres e no Gasômetro, durante toda a semana a secretaria estará com ações espalhadas pela cidade, com blitze em sinaleiras, parques, paradas de ônibus, ações nos cinemas e busdoor. Em todos os locais, a SMS entregará preservativos – camisinhas e gel lubrificante – além de material informativo sobre a doença. Também haverá ações em restaurantes e bares. No domingo, 17, a ação terá a participação da Banda Melody e da Banda Black Trio que, entre os intervalos das atividades, farão apresentações musicais.
Serviços - O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde que integram a Gerência Distrital do Partenon-Lomba do Pinheiro e no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar), no turno da manhã. O serviço está sendo gradativamente estendido a todas as unidades de saúde da Capital. A meta é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV. Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids acontece devido à demora em descobrir a presença do vírus e dar início ao tratamento. Quem começa a receber acompanhamento muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.
Os testes convencionais estão disponíveis ainda nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Ambulatório de Dermatologia Sanitária (avenida João Pessoa, 1327), no CTA Caio Fernando Abreu (avenida Bento Gonçalves, 3722), que também faz o teste rápido, e no Centro Testagem e Aconselhamento Paulo Cesar Bonfim (rua Professor Manoel Lobato, 151), região Glória-Cruzeiro-Cristal.
Foto: Francielle Caetano/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário