terça-feira, 12 de junho de 2012

E agora, senadora?
Dos 107 votos possíveis na reunião do diretório metropolitano do Partido Progressista (PP), 63 foram de apoio à candidatura de José Fortunati. Outros 44 votaram em Manuela D’Ávila, provavelmente atendendo pedido da senadora Ana Amélia lemos que jogou todas as suas forças na tentativa de conseguir o apoio do PP à candidata comunista. Aliás, Ana Amélia já declarou que vai seguir apoiando Manuela, inclusive participando de comícios, em palanques. Ela saiu antes da proclamação do resultado, provavelmente por antever a derrota.
“Esse resultado não muda minha convicção”, disse a senadora.
“Eu acho um absurdo ir contra a maior liderança do nosso partido que titubeia e não está sendo inteligente”, afirmou o deputado Mano Changes.
“Me sinto vitoriosa por ter o apoio de quase metade dos progressistas gaúchos”, comemorou a comunista Manuela D’Ávila.
José Fortunati, candidato à reeleição, foi ovacionado pelos presentes ao chegar à Câmara de Vereadores, depois de conhecido o resultado. Encontrou, na entrada, com o deputado Mano Changes que salientou; “Ninguém ousou falar mal da prefeitura para defender Manuela. Foi um debate muito bonito”.
Para Fortunati, “seria uma surpresa se o resultado fosse diferente. O PP ajuda a construir a prefeitura da Capital desde 2005”.

A pergunta e a dúvida que ficam, depois da decisão do PP, é sobre o futuro da senadora Ana Amélia, até então candidata certa ao governo do Estado em 2014. Ela tomou uma posição radical, segundo alguns em represália ao fato de Fortunati ter declarado apoio a Germano Rigotto e PauloPaim na eleição para senador, para fazer do Partido Progressista um aliado do PC do B. Aliança que, para muitos, significava a tentativa de misturar água e óleo.
Os 400 mil votos que conquistou em Porto Alegre na eleição para senadora, perdem muita força já que são eleições diferentes. Votar para o senado é diferente do que votar para deputado, vereador ou prefeito. São significados diferentes para o eleitor. E os 63 votos alcançados por Fortunati, são de lideranças progressistas que, certamente, estiveram com ela na eleição ao senado. Agora, estarão com Fortunati. Ou não?
Nas redes sociais, centenas de pessoas postaram críticas afirmando que votaram e não votariam mais em Ana Amélia. Até que ponto tudo isso significa interferência nos votos que ela repassará para Manuela, só o tempo dirá.
O que não se pode negar é que, a partir da decisão de ontem, muita coisa mudou na relação de Ana Amélia com seus colegas de partido.

Um comentário:

  1. A senadora, a quem já depositei meu voto, deu a cara à tapa e certamente colherá o resultado nas urnas. Meu voto não levará mais!

    ResponderExcluir