quinta-feira, 29 de outubro de 2020




 Denúncias de violência contra idosos 

crescem 59% na pandemia

 

Violência contra idosos cresceu na pandemia

As denúncias de violência contra idosos ao Disque 100 cresceram 59% entre os meses de março e junho de 2020 - já em meio à pandemia do novo coronavírus - em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Nesses quatro meses de 2019, foram feitas 16.039 denúncias. E neste ano o número subiu para 25.533.

Os estados que registraram mais denúncias de violência contra os idosos em 2020 foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nos quatro meses citados, foram 5.934, 3.743 e 3.595 denúncias nesses três estados, respectivamente, segundo o MMFDH. O fato de vítimas e agressores muitas vezes estarem no mesmo local, devido ao isolamento social, pode ser uma das explicações para esse aumento.

 

TCU vai fazer auditoria sobre assédio 

sexual na administração pública federal

          Fachada do Tribunal de Contas da União

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, de forma inédita, a realização de uma auditoria operacional sobre assédio sexual no ambiente de trabalho na administração pública federal. O objetivo é avaliar o desempenho do sistema de prevenção e combate ao assédio sexual. A proposta partiu do ministro Bruno Dantas, que citou dados de uma pesquisa realizada por LinkedIn e Think Eva. O levantamento revelou que 47% das 381 mulheres ouvidas afirmam já ter sofrido assédio sexual no trabalho.

Aprovada pelo plenário do TCU, a proposta foi alvo de ponderações feitas pelo ministro Benjamin Zymler. Segundo ele, com maior número de funcionários trabalhando de forma remota na administração pública, "a possibilidade atual de assédio sexual reduziu-se muito". Além disso, de acordo com o ministro, não há um canal específico na administração para acolher eventuais denúncias de assédio sexual, que seriam analisadas no âmbito de Processos Administrativos Disciplinares (PADs). A Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do TCU vai elaborar um plano de trabalho para definir o escopo e a matriz para a realização da auditoria, quais órgãos serão alvo e como será o método de análise.

 

Médicos e professores assinam carta aberta 

contra vacinação obrigatória da Covid-19


Contra vacinação obrigatória da Covid-19 

Integrantes dos grupos Médicos pela Liberdade e Docentes Pela Liberdade (DPL), membros do Movimento Legislação e Vida (MLV) e profissionais independentes assinam carta aberta contra a vacinação obrigatória da Covid-19. A primeira versão do documento conta com aproximadamente 130 signatários. Entre eles, a médica Nise Hitomi Yamaguchi e os professores Marcelo Hermes Lima, ex-presidente do DPL, e Hermes Rodrigues Nery, coordenador do MLV. A carta é endereçada aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, e também ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

O grupo reivindica que tomar ou não as vacinas que futuramente estiverem disponíveis contra a Covid-19 seja uma decisão individual de cada brasileiro. E isso “considerando que a vacina obrigatória fere o princípio da livre escolha individual, consciência do indivíduo e também o direito de objeção de consciência”. Os signatários pedem ainda que a segurança quanto à saúde dos brasileiros seja a prioridade “em detrimento aos interesses mercadológicos, ideológicos e políticos”. Além da carta, o grupo também organiza uma petição contra a obrigatoriedade da imunização.  

 


 



Judiciário precisa se comportar melhor no home office

Alexandre Garcia

Se o mundo digital em tempos de home office permite, por um lado, que o mundo estatal e empresarial, economizem dinheiro, por outro, é jocoso que um ministro do Superior Tribunal de Justiça dê bronca em um advogado que, estando em casa, apareceu na audiência sem terno e gravata.

Mas já aconteceu algo curioso no mesmo tribunal. Em uma reunião remota, o ministro Néfi Cordeiro estava de toga e com a roupa apropriada, mas só na parte de cima. Em determinado momento, distraído, ele precisou se levantar e para espanto geral se descobriu que estava sem calças, só de cueca.

Na Bahia, aconteceram casos em que membros do Judiciário estavam dirigindo o carro e participando de uma audiência ao mesmo tempo. No Espírito Santo, um desembargador apareceu dando doce na boca de uma servidora do tribunal com a câmera ligada. 

Outra desembargadora capixaba estava no telefone, enquanto um advogado de defesa tentava convencê la da inocência de seu cliente. Certamente, ela não prestou atenção em nada do que advogado falou. 

Saúde vai mal em 2021

Os médicos estão prevendo mortes no ano que vem, resultantes da falta de tratamento de doenças graves, como câncer, e da aplicação de vacinas neste ano. Em 2020, somente metade das crianças tomaram todas as vacinas, e só 35% tomaram a gotinha contra a poliomielite. Assustadas com a pandemia, as pessoas negligenciaram outras doenças.

De acordo com os números dos cartórios, de 16 de março até 28 de outubro morreram 149.698 de coronavírus. No mesmo período do ano passado, vieram a óbito 212.977 pessoas somando insuficiência respiratória e pneumonia. 

Ainda no mesmo período, as mortes por doenças do coração e AVC chegaram a 172.567. Não podemos deixar de lado aquelas doenças que matam mais que a Covid-19. Precisamos relativizar a importância dada a determinadas doenças. 

Fraude no Bolsa Família

É uma tristeza a gente saber que tem 59 milionários inscritos no Bolsa Família. E que entre os candidatos nas eleições deste ano há 1.320 milionários que receberam o auxílio emergencial. Isso de acordo com Tribunal de Contas da União.

A Caixa Econômica afirmou que vai averiguar essas informações. Além disso, a Justiça Eleitoral confirma esses números. Uma vergonha!