Como agendar serviços no
Meu INSS
Atendimento remoto foi
prorrogado até 31 de julho
O atendimento presencial
nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspenso
temporariamente desde março, devido à pandemia de covid-19. A data para a abertura das agências é dia 3 de agosto. O
atendimento exclusivo por meio de canais remotos foi prorrogado até 31 de
julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
Quando o atendimento
presencial retornar, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com
seis horas contínuas, e exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio
agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão
retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de
atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação
profissional.
O Meu INSS pode ser
acessado pela internet do computador ou pelo telefone celular (Android e IOS).
São oferecidos mais de 90 serviços, sem precisar sair de casa.
Confira como
acessar
Para conhecer a
ferramenta, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no
celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.
Também é possível obter
uma senha provisória pelo site de alguns bancos.
No Banco do Brasil o
caminho é: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS
> NAI
Na Caixa Econômica
Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar
Código para Serviço INSS.
No Banese: banese.com.br
> Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS - NAI.
No Banrisul:
banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS.
Bradesco: bradesco.com.br
> Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de
Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
Itaú: itau.com.br
>Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu
INSS.
Santander:
santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de
Autenticação Interbancária.
Sicoob: sicoob.com.br >
Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.
Dificuldade
no acesso
No site do
INSS e na Central 135 (de segunda a sábado,
das 7h às 22h), é possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.
Serviços do
Meu INSS
No Meu INSS, o cidadão
pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada
(por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser
enviados pela internet é o atestado médico.
Para isso, é preciso
acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Selecionar “Perícia
Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder
sim e anexar no portal.
Perguntas e
respostas sobre concessão e prorrogação do auxílio-doença
Entres os serviços disponíveis
no Meu INSS estão aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de
contribuição, salário-maternidade, pensão por
morte, auxílio-doença, seguro-desemprego do pescador
artesanal, benefícios assistenciais, certidão de tempo de
contribuição, alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou
renovar procuração ou representante legal, solicitar pagamento de benefício não
recebido, recurso e revisão, entre outros.
Após fazer a solicitação,
é possível acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento
do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
Cumprimento
de exigência
O INSS diz que quem
receber um SMS (mensagem de celular) ou e-mail informando que existe
alguma pendência, não precisa se preocupar. Pelo Meu INSS é possível enviar o
documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao processo.
Site
Na página do
INSS há mais informações sobre os serviços oferecidos na
ferramenta, com vídeos explicativos.
Fonte: Agência Brasil