quarta-feira, 15 de julho de 2020




SP tem mais de 393 mil casos 
confirmados de covid-19

Total de óbitos é de 18.640

Nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo somou hoje (15) 6.569 novos casos confirmados de coronavírus. Com isso, até este momento, há 393.176 casos confirmados da covid-19, com 246.941 pessoas curadas.

Dos novos casos das últimas 24 horas, 56% se referem a ocorrências ativas, confirmados por meio de exame RT-PCR.
Do total de confirmações, 70% foram contabilizados por meio de exame de RT-PCR, enquanto 28% foram feitos por meio de testes rápidos - que indicam quem já teve contato com o vírus e produziu anticorpos - e 2% por outros métodos.

O total de óbitos por covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus] soma agora 18.640.

Há 5.921 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) em todo o estado em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, além de 8.777 pessoas internadas em enfermarias.

A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 66,5% no estado e em 65% na Grande São Paulo.

O estado registrou hoje a sua menor taxa de letalidade desde o início da pandemia. Essa taxa, que calcula a proporção de óbitos sobre o total de ocorrências, é de 4,7%. 

Fonte: Agência Brasil






Morre Severino Cavalcanti, 
ex-presidente da Câmara
Severino Cavalcanti (PP) morreu nesta quarta-feira (15), aos 89 anos, em Recife (PE). O parlamentar foi deputado estadual por sete vezes e federal, por três mandatos. Em 2005, chegou à presidência da Câmara dos Deputados, cargo que ocupou até setembro daquele ano, quando renunciou para evitar um processo de cassação depois de uma denúncia de propina.

Eleições 2020: Barroso quer vetar 
biometria para evitar aglomeração
As eleições 2020 podem ser realizadas sem biometria para dar agilidade no atendimento. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu vetar a leitura digital para evitar aglomeração e fila em período de pandemia da Covid-19. Com isso, a identificação do eleitor seria por assinatura no caderno de votação. A decisão ocorre após o ministro ouvir especialistas na área da saúde. A recomendação deve ser levada a plenário na volta do recesso. Neste ano, uma proposta aprovada no Congresso prevê os dois turnos das eleições nos dias 15 e 29 de novembro.

Justiça prorroga prisão de empresários 
em operação contra MBL
A Justiça de São Paulo prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária dos empresários Alessander Mônaco Ferreira e Carlos Augusto de Moraes Afonso, vulgo Luciano Ayan, ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL). Ambos foram presos na sexta-feira (10) na Operação Juno Moneta, que mira em suposta sonegação fiscal de mais de R$ 400 milhões e suposta lavagem de dinheiro por meio do Google e do Superchat do Youtube. A apuração conduzida pelo Ministério Público de São Paulo com apoio da Receita Federal e da Polícia Civil detectou mais de 20 firmas que teriam sido constituídas pelos fundadores do Movimento Renovação Liberal (MRL), associação privada relacionada ao MBL. O advogado José Roberto Côelho Akutsu, defensor de Alessander Mônaco, disse que a defesa teve acesso aos autos na terça (14) e que "é uma posição que a gente nunca viu em nenhum caso que a gente atuou". O MBL afirmou que ambos jamais fizeram parte do movimento.

Mourão diz que Forças Armadas 
podem ficar na Amazônia até 2022
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou em reunião do Conselho da Amazônia nesta quarta-feira (15) que a presença das Forças Armadas na região pode durar até o fim do mandato de Bolsonaro. "A operação é uma medida urgente, mas não é um esforço isolado. Temos o planejamento para manter a GLO, se necessário, até o final do atual mandado Presidencial, em 31 de dezembro de 2022", disse. A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi aplicada na Amazônia pela primeira vez em agosto de 2019, no entanto, em maio, uma nova operação foi anunciada pelo governo após a criação do conselho.




Novo herói brasileiro vem do 
agronegócio – e planta soja

Por Alexandre Garcia

Um deputado do PT, de Minas Gerais, entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Bolsonaro. Ele alega que o presidente não pode afirmar que se curou da Covid-19 por causa da cloroquina.

Esse foi um momento ruim para afirmar isso. O International Journal of Infectious Diseases acaba de publicar um estudo com 2.451 pacientes que comprovou que a hidroxicloroquina não é contraindicada para cardíacos.

Os pacientes são do sistema de saúde Henry Ford, que tem 2.200 médicos, 32 mil funcionários e existe desde 1915. Eles fizeram o teste “duplo-cego”, randomizado, em pessoas cardíacas e não cardíacas. Não precisa dizer mais nada.

Rei da soja
Temos um campeão no Brasil — eu chamaria até de herói. É o Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha, no Paraná. Ele colheu 118 sacas de soja por hectare, a média brasileira é de 50 a 55 sacas.

Laércio demonstrou para todos os demais sojicultores que é possível duplicar a produtividade da soja no Brasil sem precisar ocupar mais espaço. Um produto que provoca muitos ganhos na nossa balança comercial.

O produtor disse que basta fazer o básico para conseguir esse resultado. Ele olhou para o céu e agradeceu o clima, mas também mostrou a terra dele que estava devidamente fertilizada, protegida e enriquecida. Isso é resultado do trabalho do agronegócio.

Nova gasolina
A qualidade da gasolina vai melhorar em agosto. Antes ela tinha 87 octanas e agora vai passar a ter 92 e durante 12 meses esse valor vai subir. A octanagem é o que permite que não haja explosão fora de hora dentro do cilindro.

Esse índice também faz com que o combustível tenha maior rendimento e necessite de menos oficina, já que o sistema de alimentação fica mais limpo. É um ganho para os brasileiros, uma modernização.

Nós já tínhamos tido um ganho no diesel. Esse combustível era cheio de enxofre, eram 2 mil partes de enxofre por milhão; agora temos o S10, que só tem 10 partes por milhão. Isso permite um maior rendimento, faz menos barulho no motor e solta menos fumaça, assim, diminuindo a poluição.

Caminho da retomada
Indústrias de vidros e tintas automotivos estão migrando da Argentina para o Brasil. isso está acontecendo porque o governo do país vizinho está querendo interferir no privado, com socializações e estatizações. O agronegócio deles está sofrendo o mesmo problema.

Mas esse é um aviso para que a população pressione os legisladores a mudar o que atrapalha o Estado brasileiro. Há problemas no sistema tributário, na burocracia e ainda tem a insegurança jurídica. É preciso fazer leis que facilitem a vida de quem quer produzir e dar emprego. Esse é o caminho da retomada.