quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Notícias da Prefeitura

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza nesta sexta-feira, 24, uma nova ação educativa por um trânsito mais seguro nas saídas da cidade que dão acesso às praias. A operação ocorre na avenida Paulo Gama, a partir das 17h, e tem como foco a temporada de férias, período de grande fluxo de veículos em deslocamento para o litoral. Agentes realizarão abordagens junto a motoristas com dicas sobre uma circulação consciente nas estradas. Além disso, a atividade tem como foco condutores que permanecem na cidade, principalmente em relação ao excesso de velocidade.

DENGUE - Com a confirmação de um caso importado de dengue em paciente com histórico de viagem ao Paraguai a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a aplicação de inseticida em parte de ruas do bairro Rio Branco nesta sexta-feira, 24. Este é o primeiro caso confirmado da doença em Porto Alegre em 2020. A ação começa às 9h. Serão pulverizados trechos de cinco ruas: Joaquim Pedro Salgado, entre Lauro de Oliveira e Casemiro de Abreu; trecho das ruas Cônego Viana e Cabral, entre ruas Dona Leonor e Santa Cecília; trecho das ruas Liberdade e Vasco da Gama, próximo à Joaquim Pedro Salgado.O raio da operação é de 150 metros, a partir do local onde reside o paciente. A intenção é diminuir a população de mosquitos Aedes aegypti adultos na região, diminuindo o risco de transmissão viral.

EMPREGOS - Para quem está à procura de emprego, 221 vagas de trabalho estarão abertas no Sine Municipal a partir desta sexta-feira, 24, até que sejam preenchidas ou que as cartas de encaminhamento sejam selecionadas. Entre as oportunidades disponíveis, as maiores demandas são para leiturista, eletricista de instalações Industriais e operador de telemarketing ativo e receptivo, com 15 vagas cada. O interessado deve retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play, ou diretamente em qualquer unidade Sine. A retirada das cartas deve ser feita de forma responsável, com o comparecimento à entrevista de emprego, para não haver prejuízo a outros candidatos. O número é limitado e pode se esgotar antes do atendimento presencial. A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na avenida Sepúlveda, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico.      

ABRIGOS DE ÔNIBUS - As contribuições à Consulta Pública para concessão dos abrigos de ônibus da Capital podem ser enviadas pelo site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) até o dia 31 de janeiro. A concessão prevê como critério de julgamento a oferta de um mínimo de 921 e um máximo de 4.822 abrigos de ônibus, incluindo o fornecimento, instalação e manutenção das paradas. O prazo será de 20 anos com um investimento previsto de R$ 48,3 milhões. Interessados em contribuir para o aprimoramento do projeto deverão preencher formulário que está disponível no site e enviá-lo para o e-mail: concessaoabrigos@portoalegre.rs.gov.br.

MATERIAL ESCOLAR - A Prefeitura Municipal de Porto Alegre informa que prorrogou até 27 de janeiro o prazo máximo para a apresentação de propostas para a realização da Feira do Material Escolar 2020. As empresas interessadas deverão se cadastrar por meio do Portal de Compras Públicas. A licitação será na modalidade pregão eletrônico e dará ao vencedor o direito de realizar o evento na Praça da Alfândega, em uma área de 600 metros quadrados na avenida Sepúlveda Pertence - localizada entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, no Centro Histórico. 

TAXISTAS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coloca à disposição dos taxistas, no site www.eptc.com.br, o formulário para solicitar a mudança de permissão do serviço para autorização. A medida atende às normas do decreto municipal 20.438, de 23 de dezembro de 2019, que regulamentou a operação do transporte individual de táxi como sendo de autorização - até então, o serviço era prestado exclusivamente por meio de permissão. Todo o encaminhamento do processo será online. É necessário  indicar no formulário um e-mail para confirmação da abertura do pedido. 



O telegrama de Lênin e a
 historiadora que ignora a história

Por Paulo Polzonoff Jr.

A deputada federal Talíria Petrone, que também se diz historiadora, publicou no Twitter uma homenagem a Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, o líder da Revolução Bolchevique, que deu origem a um dos regimes mais assassinos do século XX — e olha que a concorrência é grande, já que foi um século profícuo em regimes assassinos.
                     
“Há 96 anos perdíamos Lênin, o principal líder da revolução russa de outubro de 1917. O cara que ousou substituir o poder do Czar, o Rei, pelo de Conselhos de Operários, Soldados e Camponeses - os Soviets. A revolução foi traída, mas Lênin, pelo exemplo e pelos escritos, é eterno”, escreveu ela. Quando questionada sobre o caráter totalitário e assassino do homem que liderou o Terror Vermelho, Petrone dobrou a aposta: “Compararam, absurdamente, Lênin a Hitler, lembro: liberais, sociais-democratas e conservadores estavam do lado da guerra mundial, com 10 milhões de mortos, enquanto Lênin defendia: paz, pão, terra. Após a vitória da REVOLUÇÃO assinou Tratado de Paz para o povo. Hitler era guerra!”.

Petrone faz parte do minúsculo e estridente Psol, o partido das contradições, aquele que defende socialismo e liberdade, que defende a democracia e presta rapapés a ditadores, que é pela liberdade de expressão, desde que ela não atinja os que considera oprimidos, e que é contra o capitalismo, mas vende camisetas politicamente conscientes na Internet. E, antes que o PSol venha dizer que a homenagem a Lênin foi uma iniciativa individual e isolada de Petrone, vale dizer que o perfil oficial do partido no Twitter também celebrou os 96 anos do monstro bolchevique com um vergonhoso, mas revelador, “viva os comunistas!”.

Falência do ensino
Tudo no episódio é revoltante e assustador, mas também digno de pena. Porque as manifestações da deputada e do partido do qual ela faz parte revelam como os professores de história das últimas décadas fracassaram em seu intento de transmitir o conhecimento com base em fatos, por um lado, e foram bem-sucedidos em seu intento de criar uma massa de manobra que viesse até a ocupar cargos no Legislativo, por outro.

É preciso usar a imaginação para refletir a respeito de como Talíria Petrone, que se formou em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, isto é, com dinheiro público, foi capaz de chegar aos 34 anos de idade defendendo desavergonhadamente um facínora como Lênin.

Que ela tenha ignorado a queda do Muro de Berlim e o colapso do regime soviético é compreensível. Afinal, Petrone era uma menina de cinco anos quando manifestantes jovens, sedentos de capitalismo e liberdade, foram às ruas e, a marretadas, demoliram a fortaleza que mantinha os alemães orientais confinados ao “paraíso”. Dois anos mais tarde, Petrone ainda brincava com a opressora Barbie quando a União Soviética revelava a podridão, miséria e tristeza de 74 anos de comunismo.

Ao longo da década de 1990, contudo, à medida que avançava pelos anos escolares, Petrone foi, conscientemente ou não, sucessivamente traída por professores de história incapazes de falar honestamente sobre Lênin, o Terror Vermelho, o assassinato do Czar e de toda a sua família, inclusive crianças, a ascensão de Stálin, os gulags, o pacto Ribbentrop-Molotov, a falsa prosperidade, o medo, enfim, sobre todas as coisas que caracterizam a grande experiência comunista da União Soviética.

O ensino de história básica foi tão falho que a jovem Petrone, ignorando todas as provas documentais de que Lênin foi um dos seres mais abjetos a caminhar por este planeta, comparável, sim, a Hitler, prestou vestibular para o concorrido curso de... história na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lá, novamente falharam com a estudante que obteve o seu diploma com a tese “Perspectivas educacionais no pensamento dos intelectuais eugenistas”, sob orientação de Sônia Câmara.

O telegrama
Vale perguntar como uma pessoa obtém um diploma e estufa o peito para se dizer historiadora, afinal de contas é isso o que diz o carimbo do MEC, sem jamais ter se deparado, por exemplo, com o famoso telegrama que Lênin enviou aos seus camaradas em Penza, ordenando o enforcamento público de pelo menos 100 kulaks (camponeses bem-sucedidos), a publicação extensiva de seus nomes e o confisco da colheita. “Use os mais valentes para isso”, conclui Lênin.

O telegrama assusta por ter sido escrito naquele tom burocrático que tão bem caracteriza essa gente que se acha capaz de melhorar a sociedade, melhoramento esse que necessariamente passa pelo assassinato dos “inimigos”. Suas poucas linhas revelam a brutalidade racional de Lênin e de seu ideário — por sinal o mesmo do PSol. Sob o comando dele, estima-se que 28 mil pessoas tenham sido executadas por ano entre 1917 e 1922.

Outro episódio marcante que passou despercebido pela historiadora Petrone, bem como por seus orientadores durante os 4 anos do curso de bacharelado e licenciatura em história pela UFRJ, foi massacre de Kronstadt. Em 1921, camponeses, operários e soldados, isto é, os “oprimidos” que os bolcheviques juravam exaltar e defender, se revoltaram contra as políticas do governo. Lênin ordenou que a rebelião fosse esmagada com toda a força do mundo. Em dez dias, cerca de 10 mil pessoas morreram por se opor ao paraíso prometido por Lênin e seus camaradas.

Por sorte, um já debilitado Lênin sofreu um derrame. Com dificuldades para falar e se locomover, a besta ainda sobreviveu por quase um ano, até finalmente morrer no dia 21 de janeiro de 1924. Venerado por milhões de soviéticos (forçados a idolatrá-lo), o corpo de Lênin foi embalsamado e até hoje permanece aberto à visitação pública na Praça Vermelha. Alguns veem aquele corpo macabramente exposto como um exemplo dos horrores que o ser humano é capaz de perpetrar em nome de uma ideologia nascida do ressentimento e da inveja.

Outros, como Petrone e seus companheiros de Psol, insistem em vê-lo como líder de um projeto eugenista que usa ideais nobres como “paz, pão e terra” para impor uma ideologia mentirosa de guerra e fome.

Fonte: Gazeta do Povo - 23.01.2020



Regina Duarte está pronta para dominar
o “serpentário” que é a classe artística"
A atriz Regina Duarte está aceitando o desafio da Cultura brasileira, que envolve uma estrutura gigantesca. São aquelas fundações que a gente conhece: a Agência Nacional do Cinema (ANCINE); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Instituto Brasileiro de Museus; a Fundação Nacional das Artes (Funarte); a Fundação Palmares; a Fundação da Biblioteca Nacional; a Fundação Casa Rui Barbosa; a Lei Rouanet.

O que se pode dizer é que aquele prêmio que o Alvim Goebbels [ex-secretário da Cultura, Roberto Alvim] estava anunciando é bom, e vai ser mantido. É um prêmio para estimular as artes de um modo geral – a literatura, a escultura, a pintura, a música, a ópera. O valor chega a R$ 20 milhões.

Conselho da Amazônia e Segurança Pública
No caso da Amazônia, o Ministério de Minas e Energia relatou ao presidente Jair Bolsonaro que não pode fazer tudo sozinho, porque tem que lidar com questões fundiárias, de produção agropecuária, que envolvem Exército, Marinha e Aeronáutica, questões de policiamento, de legislações locais, estaduais.

Criou-se esse conselho para dar prestígio e uma Polícia Nacional ambiental, que foi aprovada pelo ministro Paulo Guedes, que tem que dar os recursos para isso. Os recursos vão vir do dinheiro que a Lava Jato conseguiu trazer de volta da corrupção.

Por falar nisso, os secretários de Segurança Pública estão reunidos em Brasília e estão apresentando resultados. Quando a gente olha para o ano passado, vê que todos os números de homicídios estão caindo – até no Rio de Janeiro.

Os números voltaram a 1991, quase 30 anos. Interessante que há menos policial morto e mais bandido morto. Bandido que reagiu. Ou seja, nesse faroeste, o mocinho está ganhando. Isso é um número bom não só para nos tranquilizar como brasileiros, mas para atrair turistas também para o Brasil, já que eles não têm vindo para cá por causa disso.

Regina Duarte e mulheres na política
Tenho uma pergunta a fazer no dia em que a Grécia escolheu a primeira mulher presidente, uma juíza. Ela foi escolhida pelo Parlamento. Nos EUA, a gente vê que Nancy Pelosi é a presidente da Câmara dos Deputados.

Aqui no Brasil, já tivemos uma presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) mulher (Carmén Lúcia); uma presidente da República mulher (Dilma Rousseff); mas nunca tivemos uma presidente mulher do Senado ou da Câmara dos Deputados. São 15% de mulheres lá. O que há com os nossos legisladores? Será que estão com medo ou é machismo? Que história é essa?

Ainda sobre a Regina Duarte: ela está com inteira liberdade, sinal verde. O presidente chegou a dizer para ela: "Quando você precisar demitir, não precisa me avisar, não". O mesmo para as nomeações. São vinte cargos, por aí, a critério de escolha dela. Ela está muito cautelosa para escolher o seu time.

Vai ser um desafio, mas ela está acostumada. Eu tenho dito que ela é do ramo. Essa área é um serpentário. A gente que trabalha nesse ramo sabe que é um verdadeiro Butantan.

Alexandre Garcia