terça-feira, 8 de dezembro de 2020

 



É assustador que 5 ministros do STF tenham votado contra a Constituição 

Alexandre Garcia 

A corrida pela sucessão nas presidências da Câmara e do Senado vai começar do zero agora que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre não podem se candidatar à reeleição. 

Os parlamentares vão escolher entre seus pares quem comandará a pauta do Congresso na eleição interna que ocorre em fevereiro de 2021. O problema é que, como a disputa está próxima, vários projetos importantes para a vida do brasileiro estão parados. Inclusive uma série de pautas importantes para estimular a economia brasileira. 

Na Câmara, cinco nomes disputam o apoio de Rodrigo Maia e dos demais deputados para presidir a mesa diretora. Entre eles, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Elmar Nascimento (DEM-BA) e Baleia Rossi (MDB-SP). Quem for escolhido por esse grupo deve enfrentar o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado por Jair Bolsonaro.

Trapalhada do STF

Que trapalhada o STF fez nesse episódio da reeleição no Congresso. Apesar de jurar cumprir a Constituição, parte dos ministros insiste em descumpri-la. 

Não havia margem de interpretação no artigo 57, parágrafo quarto, que veda a reeleição dos presidentes das duas casas legislativas na mesma legislatura. Estava muito claro, bastava ler. Mesmo assim, cinco ministros do Supremo disseram que sim, que era possível a reeleição, e foram contra a Constituição. Isso é assustador! 

Todos nós somos guardiões da Constituição, que foi feita para nos dar garantias. Se o órgão máximo constitucional, o Supremo, não consegue garantir a leitura correta da lei máxima do país, aí é um terror.

Falta matéria-prima na indústria

A alta demanda por vinhos, sucos e espumantes para o final do ano provocou a falta de garrafas na indústria. A Uvibra está preocupada com isso e cogita até a abertura de mais uma fábrica de garrafas.

A demanda da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, também está alta. Eles reclamam da falta de aço, borracha, plástico e pneu. Não tem produto suficiente para fazer automóveis antes do Natal. São preocupações claro, mas que denotam um espírito muito positivo de aquecimento da economia brasileira. 

Outro exemplo da retomada econômica é o boletim Focus desta segunda-feira (7), que mostrou que a queda do PIB será de 4,4%, previsão diferente da do FMI no meio do ano que era de queda de 9%.

Mortes por Covid-19

O Brasil estava em quarto lugar no ranking de mais mortes por milhão em decorrência da Covid-19, agora estamos em 15º lugar. O Brasil melhorou os números e está aprendendo a lidar com o vírus, graças ao tratamento precoce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário