quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

 



1 em cada 5 diz que Bolsonaro foi o grande vencedor em 2020, aponta pesquisa

Presidente Jair Bolsonaro

Um em cada cinco entrevistados diz que o presidente Jair Bolsonaro é o "grande vencedor em 2020". De acordo com um levantamento divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Paraná Pesquisas o presidente recebeu 20% dos votos. Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, o profissionais da saúde foram citados por 56% dos entrevistados, enquanto o coronavírus recebeu 14% dos votos. Em seguida, aparecem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), com 2,2%; o presidente do STF, Luiz Fux, com 1,9%; e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com 0,8%. Não responderam somam 3,9%. A pesquisa ouviu 2.218 habitantes entre os dias 18 e 22 de dezembro. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais. 

Câmara aprova CPF como único número de identificação


A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (22) um projeto de lei que estabelece o CPF como único número do registro geral (RG) em todo o Brasil. Agora, o texto segue para aprovação do Senado. Pela proposta, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais. Assim, a partir da vigência da futura lei, o CPF será usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS, carteira de trabalho, CNH e outros. Órgãos e entidades terão 12 meses a partir da publicação para realizar adequação dos sistemas. 

PF investiga ameaças a ministros do STF em operação no MT]

Supremo Tribunal Federal

Uma operação da Polícia Federal que investiga ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cumpriu mandados de busca e apreensão no Mato Grosso na terça-feira (22). A Operação Shield tinha como alvo um investigado no município de Paranatinga (MT). De acordo com o portal G1, ele teria feito ameaças ao ministro Alexandre de Moraes e às filhas dele. Ainda segundo o site, uma mensagem publicada em novembro dizia que o ministro do Supremo e sua família seriam "executados". O ministro é o relator de um inquérito no Supremo aberto em março de 2019, na gestão do presidente Dias Toffoli, que apura ameaças contra os magistrados. A operação, no entanto, não teria ligação direta com o inquérito que tramita na Corte.

Presidente do STJ coloca Crivella em prisão domiciliar com tornozeleira

Crivella

O presidente do Superior Tribunal de  Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, decidiu na noite desta terça-feira (23) colocar em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos). A nove dias de deixar o cargo, Crivella foi preso acusado de chefiar um suposto QG da Propina instalado no Executivo carioca. 

 “Não obstante o juízo tenha apontado elementos que, em tese, justifiquem a prisão preventiva, entendo que não ficou caracterizada a impossibilidade de adoção de medida cautelar substitutiva menos gravosa”, observou Martins. O ministro decidiu sobre o habeas corpus do prefeito por ser o responsável pela análise dos casos considerados urgentes durante o recesso do STJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário