quarta-feira, 28 de outubro de 2020

 



Justiça impede prefeito de Natal, candidato a reeleição, de proibir comícios 

                         Prefeito Álvaro Dias (PSDB)

O prefeito de Natal e candidato à reeleição, Álvaro Dias (PSDB), tentou proibir carreatas, comícios e aglomerações com mais de 100 pessoas durante a campanha eleitoral, no início de outubro. Porém, a Justiça Eleitoral determinou que o decreto publicado por Dias fosse suspenso. De acordo com a juíza da 3ª Zona Eleitoral no Rio Grande do Norte, Hadja Rayanne Holanda de Alencar, o município não pode decidir sobre regras da campanha eleitoral. Segundo a Folha de S. Paulo, a juíza respondeu a reclamação feita pelos partidos Psol, Solidariedade e PSB. Álvaro Dias argumentou que editou o decreto para seguir regras sanitárias para evitar o contágio da Covid-19. 

Procuradoria-Geral Eleitoral tenta derrubar liminar que permitiu candidatura de Crivella

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito e candidato à reeleição no Rio de Janeiro, seja mantido inelegível. Crivella foi condenado por abuso de poder político e conduta vedada a agente público pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, o que o tornou inelegível por oito anos, mas conseguiu uma liminar que autorizou a sua candidatura nas eleições de 2020. O pedido da Procuradoria é para que o ministro Mauro Campbell Marques, que concedeu a liminar, reveja a decisão, ou então que leve a discussão para o plenário do TSE. As informações são do jornal O Globo.

 

Eleições 2020: TSE aprova envio de militares para reforçar segurança em sete estados

Militares das Forças Armadas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta terça-feira (27) o envio de militares das Forças Armadas para sete estados durante o primeiro turno das eleições 2020. As tropas federais vão atuar em 345 localidades dentro desses estados. Segundo o G1, os pedidos vieram dos estados: do Amapá, Acre, Tocantins Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. No dia 20 de outubro um decreto federal já havia autorizado o envio de tropas para garantir a segurança durante a votação e o processo de apuração. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro. O segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário