terça-feira, 22 de setembro de 2020

 



INSS: portaria permite remarcação de perícia pelo telefone 135

Uma portaria publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU) autoriza a remarcação de perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135. O texto diz que a remarcação poderá ocorrer "nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento" para a mesma agência escolhida inicialmente. A remarcação, no entanto, não se aplica para agências fechadas ou que não tenham perícia médica presencial. As agências do INSS reabriram na última segunda (14) mas a associação que representa os médicos peritos alega falta de segurança para o retorno ao atendimento durante a pandemia. Uma vistoria está sendo realizada nas unidades pela associação e, assim, liberando o retorno gradual do trabalho dos peritos.

Pandemia faz indústria operar com ociosidade recorde

A indústria brasileira fechou o segundo trimestre deste ano com uma ociosidade recorde. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor ficou 15,4% abaixo de sua capacidade produtiva, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) obtido pelo Estadão/Broadcast. O resultado representa o pior desempenho da série histórica da pesquisa, iniciada em 1998. A última vez em que as empresas usaram toda sua capacidade produtiva foi no último trimestre de 2013. Com a recuperação da produção desde maio, é esperada uma redução na ociosidade do setor neste terceiro trimestre, mas a previsão é ainda voltar aos níveis pré-pandemia - entre 5% e 7% abaixo do potencial produtivo, e longe de recuperar o que foi perdido na recessão anterior, que se estendeu de 2014 a 2016.

Rubem Novaes deixa presidência do Banco do Brasil

Rubem Novaes anunciou oficialmente nesta terça-feira (22) sua saída da presidência do Banco do Brasil. O comunicado de que deixaria o comando da estatal ocorreu há dois meses. O substituto no cargo será André Brandão. O nome do ex-presidente do HSBC no Brasil foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto. Novaes será assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Escândalo bancário não deve afetar o Brasil, avalia fonte do BC

Com regras rigorosas, o Brasil não deve ser impactado, ao menos por ora, pelo novo escândalo bancário envolvendo gigantes como HSBC e Deutsche Bank em transações ilícitas no valor de US$ 2 trilhões, avalia uma fonte do Banco Central. "Não vejo grandes impactos por ora, a menos que isso tenha sido um gatilho para outras crises lá fora", disse. As normas de prevenção à lavagem de dinheiro foram recentemente atualizadas no Brasil. Entra em vigor no próximo mês circular do BC que torna mais dura a regulamentação sobre procedimentos e controles internos. Assim, os bancos têm de cruzar as informações de identificação, a qualificação e a classificação de seus correntistas, perfil de risco, natureza do negócio, com a política de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e com a avaliação interna de risco da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário