quarta-feira, 1 de julho de 2020




Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 10.498.090 contaminados e 511.851 mortos no mundo. No Brasil são 1.402.041 contaminados e 59.594 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
________________________________________
BARRADOS NA EUROPA
A União Europeia reabre nesta quarta-feira suas fronteiras externas, mas cidadãos de Brasil, Estados Unidos e Rússia estão entre os que não poderão entrar nos países do bloco. Ao todo, apenas viajantes de quinze nações foram autorizados a ingressar na UE. Na América do Sul, somente o Uruguai figura na lista segura, que tem ainda Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Japão. O bloco adotou uma política complexa para elaborar a relação, como segurança sanitária, necessidade de retomada econômica por meio do turismo, diplomacia e política externa. Por não ser um documento mandatório, não se sabe se todos os países adotarão a lista, que será revisada a cada duas semanas.
________________________________________
BOLSONARO E A MÁSCARA
A Justiça do Distrito Federal anulou a decisão que impôs a Jair Bolsonaro a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos do DF enquanto durar a pandemia. A decisão da desembargadora Danielle Costa, do TRF1, sediado em Brasília, foi motivada por um recurso movido pela Advocacia-Geral da União. Para a magistrada, um decreto do governo do DF já obriga o uso de máscara nas ruas e não cabe ao Judiciário interferir na questão. A decisão que obrigou Bolsonaro a usar o equipamento de segurança foi dada em 23 de junho, após uma ação civil pública movida por um advogado. O descumprimento da medida determinava pena de multa diária de 2 mil reais.
________________________________________
QUANTO CUSTA?
O laboratório responsável pelo desenvolvimento do antiviral remdesivir, considerado um dos mais eficazes em estudos feitos com pacientes infectados pelo novo coronavírus, divulgou os valores que serão praticados para doses do medicamento nos Estados Unidos. De acordo com a Gilead Sciences, o fármaco custará 390 dólares por frasco, o que daria 2.119 reais na cotação atual. Geralmente a maioria dos pacientes recebe o tratamento por cinco dias, onde seis frascos são utilizados, o que totalizaria 2.340 dólares, algo em torno de 12,7 mil reais. Em países em desenvolvimento, a empresa fará parcerias com fabricantes de genéricos para reduzir o preço.
________________________________________
O TESTE DA CANNABIS
O Brasil testará os efeitos da Cannabis no tratamento de transtornos do humor em profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, conforme revelou o colunista de VEJA Ricardo Amorim . O projeto vai recrutar 300 voluntários entre médicos e enfermeiros envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados da infecção. A pesquisa seguirá os rigorosos protocolos de investigação: randomizada, duplo cego e controlada por placebo, o que significa que não será possível saber quais voluntários tomarão o medicamento e assegura um grau de confiança de 95%. O recrutamento dos voluntários será neste mês e os testes começam em agosto.
________________________________________
INVESTIGAÇÃO NA CHINA
A OMS enviará uma equipe à China para investigar as origens do novo coronavírus. Segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, a informação pode ajudar no combate à doença. Ele advertiu que a pandemia continua "acelerando" e está longe de terminar. País mais afetado, os Estados Unidos tiveram um crescimento de 80% no número de casos em relação a duas semanas atrás. Por este motivo, o responsável pela força-tarefa da Casa Branca, Anthony Fauci, alertou o Senado sobre uma ameaça de uma "explosão de infectados". Ao todo, mais de 127 mil americanos já morreram devido ao vírus, número superior ao das vítimas de quatro guerras diferentes.

Fonte: VEJA


Nenhum comentário:

Postar um comentário