quinta-feira, 25 de junho de 2020




Lava Jato faz operação contra ex-ministro 
de Minas e Energia do governo Lula
A Operação Fiat Lux da força-tarefa Lava Jato cumpre 17 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão temporária nesta quinta-feira (25) na investigação que apura fraudes na Eletronuclear. Entre os alvos está Silas Rondeau, ex-ministro das Minas e Energia entre 2005 e 2007, durante o segundo mandato do ex-presidente Lula (PT). Os mandados foram expedidos pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que cumpre mandados também em São Paulo e no Distrito Federal. O sequestro de bens no valor de R$ 207 milhões foi determinado pela Lava Jato.

Nuvem de gafanhotos faz Agricultura 
declarar emergência no RS e SC
O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência fitossanitária em razão da nuvem de gafanhotos que se aproxima do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União (DOU) e vale por um ano. Na quarta, a ministra já havia se manifestado sobre um plano de monitoramento da nuvem de gafanhotos que, no momento, corta a Argentina e segue rumo ao Uruguai. Em comunicado, a pasta afirmou que a mesma espécie  Schistocerca cancellata já atingiu o Brasil em 1938, 1942 e 1946 e chegou ao estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

 Saúde anuncia novos critérios para 
caracterizar casos da Covid-19
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) novos critérios para a caracterização dos casos de Covid-19, indo além dos exames laboratoriais. Agora, serão diagnosticados como infectados com o novo coronavírus também quem se enquadrar nas seguintes situações: paciente com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) com contato próximo ou domiciliar com alguém confirmado com teste laboratorial; casos ou mortes por SG e SRAG em que não houve confirmação ou descarte da possibilidade de infecção por teste laboratorial e que tenham determinadas alterações mostradas nas tomografias. Ainda pessoas com SG ou SRAG associados à perda de gosto ou olfato sem que estes sintomas tenham outra causa pregressa e pessoas assintomáticas que tiveram teste laboratorial positivo ou exame imunológico pelo método ELISA ou detecção de anticorpos. De acordo com a equipe do ministério, esses novos critérios vão facilitar o diagnóstico e as consequentes medidas de prevenção e mitigação da transmissão do vírus sem a necessidade da testagem. As informações são da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário