Nova tabela dos ônibus
passa a vigorar
após negociação com ATP
Prefeitura aceitou
parcialmente a proposta da Associação dos Transportadores para a redução da
oferta
A Prefeitura de Porto
Alegre informa que a operação do transporte público sofrerá nova redução de
oferta. A alteração é necessária para minimizar o impacto financeiro na
operação e garantir a manutenção do serviço, em especial nas linhas de maior
carregamento, visto que a perda de passageiro atualmente é de 72%.
A partir desta
segunda-feira, 27, a oferta de viagens é de 40% de um dia útil comum, antes da
pandemia, para um número de passageiros em torno de 30% do que circulava em
dias úteis no período considerado típico, com impacto em 169 linhas pela
desativação do atendimento (31 linhas) ou redução de viagens no entre pico (138
linhas). Parte delas passam a operar somente nos horários de pico da manhã (das
5h às 9h) e da tarde das (16h às 19h).
Em virtude desta grave
situação de desequilíbrio entre receita e custo do sistema, a Empresa Pública
de Transporte e Circulação (EPTC) aceitou parcialmente a proposta de redução da
oferta da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) para operar o
transporte coletivo de Porto Alegre. A proposta, que deixaria os trabalhadores
dos serviços essenciais sem ter opção de transporte público com o corte de 99%
das viagens a partir das 19h aos domingos e 20h em dias úteis, foi negociada
para garantir o atendimento até a meia-noite nos principais eixos de atuação de
Porto Alegre (av. Farrapos, av. Assis Brasil, av. Baltazar de Oliveira Garcia,
av. Protásio Alves, av. Bento Gonçalves, av. Teresópolis, av. Cavalhada, av.
Juca Batista, av. Borges de Medeiros, av. Wenceslau Escobar, av. Cel. Marcos,
av. Serraria e av. Ponta Grossa).
Linhas desativadas em dias
úteis:
• Consórcio MOB: 4321,
605, 608, 6171, 6172, 6531, M21, M31, M52 e TR61;
• Consórcio Viva Sul: 176,
264, 2682, 2685, 2701, 284, A09, A11, A141, A17, A69, A85, A288;
• Consórcios Mais e Via
Leste: 476, A14, A98, A99 e M76;
Linhas desativadas aos
domingos:
• Consórcio MOB: 4321,
605, 608, 6101, 620, 632, 637, 650, 6531, 654, 661, 662, 7052, 7312, B09, M21,
M31 e M52;
• Consórcio Viva Sul: 176,
177, 188, 244, 2441, 264, 2685, 2701, 272, 2733, A288, A09, A11, A141, A17,
A85;
• Consórcio Mais: 255,
2572, 2573, 3441, 3442, 347, A348, 349, A360, 375, 3762, 3984;
• Consórcio Via Leste:
429, 433, 4332, 436, 4382, 473, 476, 4923, 525, 6712, A14, A952, A953, A97,
A974, A98, A99, A991 e M76.
Os passageiros podem
verificar seus ônibus, com GPS em 100% da frota, e outras opções de itinerários
através do aplicativo do Cartão TRI, conforme a necessidade de seu
deslocamento.
Sem contar com receitas
extras, foi preciso otimizar o sistema e priorizar o atendimento em linhas com
mais demanda para assim atender o maior número possível de pessoas. Todas as
alterações seguem as determinações para conter o avanço do coronavírus.
Fonte e Foto: PMPA
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