sexta-feira, 6 de março de 2020



Bolsonaro determina novas regras 
para voos com aviões da FAB
Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (6) determina novas regras para o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O texto ainda revoga quatro decretos anteriores (veja as regras). Entre as mudanças, fica proibida a utilização de aviões por ministros interinos ou substitutos; veta o uso para viagens para local de residência, exceto por motivo de segurança ou saúde; prevê compartilhamento de aeronave; regras para comprovação da viagem; e regras para preencher lugares ociosos. A decisão ocorre após demissões na Casa Civil por uso de avião por ministro interino para viagem ao exterior.

Contraprova pode confirmar 
9º caso de coronavírus no Brasil
O Brasil pode chegar a 9 casos confirmados de coronavírus. Uma paciente que está internada no Distrito Federal testou positivo e aguarda o exame de contraprova. Outras duas pessoas que estiveram com ela são monitoradas. Na quinta-feira (5) o governo confirmou os primeiros casos de transmissão local e atualizou o número de infectados para 8, com casos em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Mais de 600 casos são considerados suspeitos no país.

Guedes diz que enviará reforma 
tributária na próxima semana
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que vai enviar a reforma tributária ao Congresso na próxima semana. Ontem, quarta-feira (4), a Comissão Mista que vai cuidar do assunto no Legislativo realizou sua primeira reunião sob a presidência do senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

Governo diz ter encontrado fornecedores 
para máscaras contra novo coronavírus
Após cogitar apreender estoques para garantir a distribuição de máscaras à rede pública, o Ministério da Saúde encontrou fornecedores de grande parte dos equipamentos de segurança que prevê usar contra o novo coronavírus. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, disse que há empresa interessada em vender cerca de 19 milhões das 20 milhões de máscaras cirúrgicas que o governo procura. Também há oferta para 500 mil das 4 milhões de máscaras N95 licitadas. Gabbardo disse que os contratos devem ser assinados até sexta-feira (6). As empresas terão até 15 dias para entregar o produto, mas o governo tenta antecipar as entregas. O ministério teve uma reunião com representantes da indústria na última semana para acertar o fornecimento dos itens. Gabbardo chegou a ameaçar ir à Justiça para confiscar estoques caso empresas optassem por exportar as máscaras em vez de fornecê-las ao governo.

Sobe para 28 o número de mortos 
pelas chuvas na Baixada Santista
Subiu para 28 o número de mortos das chuvas fortes que atingiram a Baixada Santista. Os bombeiros trabalham nas buscas por desaparecidos em Santos, São Vicente e no Guarujá. Quarenta e duas pessoas estão desaparecidas. A informação foi atualizada à tarde pelos bombeiros. A cidade mais atingida foi o Guarujá, que tem até agora 23 mortos e 36 desaparecidos. Em Santos, foram três mortes confirmadas e há cinco desaparecidos. Em São Vicente, foram registradas duas mortes e uma pessoa ainda não foi localizada. Nesta quinta-feira (5) o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública no Guarujá e situação de emergência em Santos e em São Vicente. Com isso, de acordo com o governo, as cidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Já o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o repasse de R$ 50 milhões para o atendimento das cidades atingidas e de reparação imediata por danos sofridos a famílias atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário