quarta-feira, 29 de janeiro de 2020



Brasil tem 9 casos suspeitos de coronavírus; 
outros 4 já foram descartados

Número de mortos por um novo vírus na China subiu para seis

Em coletiva de imprensa realizada em Brasília nesta quarta-feira (29), o secretário de Vigilância em Saúde Wanderson de Oliveira, confirmou nove casos considerados como suspeitos de contaminação pelo coronavírus em seis estados brasileiros. Os pacientes que são monitorados estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1). Todos se enquadram nos critérios que são aplicados pelo Ministério da Saúde desde ontem, ou seja, passaram pela China nos últimos 14 dias e apresentaram sintomas, como febre ou problemas respiratórios. Conforme o Ministério da Saúde a pasta recebeu até o meio-dia desta quarta um total de 33 notificações por parte de hospitais e demais equipes de saúde, 20 das quais já foram excluídas. Os outros quatro casos (três no Rio Grande do Sul e um no Paraná) também chegaram a ser classificados como suspeitos, mas a contaminação já está descartada.

Itamaraty anuncia apoio ao plano de 
Trump para paz no Oriente Médio
O Ministério das Relações Exteriores publicou nesta quarta (29) uma nota em apoio ao plano de paz no Oriente Médio que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou durante a visita do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, aos EUA. O Itamaraty afirmou que o governo brasileiro “saúda o plano de paz e prosperidade” de Trump como “uma visão promissora” para “retomar o caminho rumo à tão desejada solução do conflito israelense-palestino”. O órgão diz que “a visão ali detalhada contempla aspirações tanto de palestinos quanto de israelenses” e “exorta tanto israelenses quanto palestinos a considerar o plano com toda a seriedade”.

Freitas promete lançamento de programa 
para área de cabotagem até março
O programa federal BR do Mar, para incentivar o setor de cabotagem, deve ser apresentado oficialmente até o início de março, afirmou o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. "O programa está em estágio adiantado. Fechamos os últimos pontos com o ministério da Economia, falei com [o ministro Paulo] Guedes. Devemos lançar no final de fevereiro, no máximo até o início de março". Freitas comentou sobre o lançamento do programa em evento nesta quarta-feira (29), de assinatura do contrato de concessão do terminal STS20, no Porto de Santos, com o consórcio Hidrovias do Brasil S/A. Sobre a privatização daquele porto, o ministro afirmou que o processo também avança. "Estamos estudando o melhor modelo para geração de valor", disse. "A gente deve fechar todas as tratativas para contratação com o BNDES. De março a abril devemos ter a consultoria contratada e vamos iniciar os estudos", afirmou.

Petrobras suspende viagens de funcionários 
à China por prevenção ao coronavírus
A Petrobras decidiu suspender todas as viagens de seus funcionários à China como forma de prevenir eventuais contaminações por coronavírus. A empresa tem negócios no sudeste asiático. Em nota, a estatal disse que "monitora a evolução do quadro de saúde pública causado pelo coronavírus" e que "de forma preventiva" cancelou "as viagens programadas para a China". Segundo a empresa, a decisão não deve impactar a exportação de petróleo para a China, mas informou que "eventuais ajustes logísticos estão sendo estudados".

Regina Duarte aceitou convite de Bolsonaro 
para assumir Secretaria de Cultura
A atriz Regina Duarte afirmou nesta quarta-feira (29), após encontro com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, que aceitou o convite para assumir a Secretaria Especial da Cultura.

Ao deixar o palácio, no fim da tarde, a atriz afirmou aos jornalistas: "Sim, tá? Só que agora vão correr os proclamas antes do casamento", em referência a metáforas de matrimônio usadas pelo presidente.
A nomeação oficial de Regina Duarte ainda terá de ser publicada no "Diário Oficial da União". Indagada sobre quando vai ser o "casamento", fez sinal com os braços de que não sabe.
“Trata-se de um reforço do mais alto nível para compor o time do governo federal. Turismo e Cultura são atividades com uma forte sinergia que mostram ao mundo o que o Brasil tem de melhor, além de terem um alto potencial de geração de emprego e renda em nosso país e é sob essa perspectiva que trabalharemos fortemente”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao qual a secretaria é subordinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário