sexta-feira, 5 de julho de 2019





Moro rebate nova divulgação de supostas mensagens


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro declarou, novamente, que não reconhece a veracidade das supostas mensagens divulgadas nesta sexta-feira (5) pelo The Intercept. Em mais uma série de supostos diálogos liberados pelo portal, Glenn Greenwald reafirmou que o ministro cometeu, sim, irregulares enquanto juiz. Em nota divulgada pelo ministério da Justiça, Moro fez esclarecimentos específicos sobre alguns pontos apontados pela Veja - a revista publicou o conteúdo em parceria com o site. Na declaração, Moro lamenta que a reportagem tenha condicionado a divulgação das matérias a uma entrevista e que não houve “quebra de parcialidade” na revogação de prisão preventiva de José Carlos Bumlai, na Lava Jato. “A solicitação de urgência, se autêntica a mensagem, teria sido feita em benefício do acusado e não o contrário”, disse o ministro.




NOVOS ALBERGUES
A Prefeitura de Porto Alegre, com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), assinam termo de colaboração com a Associação Beneficente Projeto Restaurar para a instalação de duas novas unidades de albergues. O ato será realizado nesta sexta-feira, 5, às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal.

DOAÇÃO DE ROUPAS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, em parceria com a Defesa Civil Municipal, entregará doações da Campanha do Agasalho para os moradores da região das Ilhas nesta sexta-feira, às 15h30, na Praça Central da Ilha da Pintada. Serão distribuídos kits com roupas para crianças e adultos, para amenizar o sofrimento de quem não tem nada para se aquecer no inverno rigoroso do Rio Grande do Sul. Um caminhão baú do Corpo dos Bombeiros levará as doações às 9h para a Ilha da Pintada.  

ESQUENTA PORTO ALEGRE
Em ação inédita, o Sport Club Internacional, em parceria com a prefeitura, abrirá as portas do ginásio Gigantinho na noite desta sexta-feira, 5, e madrugada de sábado, 6, para dar abrigo a moradores de rua. Cobertores, colchonetes e até mesmo um sopão e um café da manhã preparado pelas torcidas organizadas do clube serão oferecidos no local. O Gigantinho estará aberto das 19h às 21h da sexta-feira para receber os acolhidos. A iniciativa faz parte das ações da Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre. Inicialmente, há capacidade para receber 300 pessoas nesta noite de sexta, praticamente o dobro do acolhimento oferecido hoje na Capital, que possui 355 vagas. No Gigantinho, haverá coleta de doações, especialmente colchões e cobertores para ampliar as vagas disponíveis, inclusive com recebimento e distribuição no próprio local. As doações podem ser realizadas no portão 1 do ginásio.

ISS E IPTU
Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa)  prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O Decreto 20.281/2019 entrou em vigor a partir dessa quarta. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

COLETA SELETIVA
No próximo domingo, 7, a Coleta Seletiva completa 29 anos em Porto Alegre. A cidade é uma das capitais pioneiras no país a implantar o serviço de coleta de resíduos recicláveis e vai comemorar a data com atividades que ocorrem até terça-feira, 9. A iniciativa é do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

MULTIMEIOS RESTINGA
A prefeitura lançou o edital de chamamento para a gestão e operação do Centro Cultural Multimeios Restinga, direcionado a Organizações da Sociedade Civil (OSC) para parceria com a secretaria por meio de assinatura de Termo de Colaboração. A OSC deverá gerenciar, administrar, conservar, organizar e executar atividades culturais no espaço, situado na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75.  As propostas deverão ser apresentadas no dia 5 de agosto, das 9h às 17h, junto à Secretaria Municipal da Cultura (avenida Independência, nº 453).  As propostas deverão ser entregues em envelopes lacrados.  De 6 até 13 de agosto será realizado o julgamento preliminar das propostas, cuja divulgação ocorrerá no dia 15. A fase de recursos vai de 16 a 22 de agosto, como homologação do resultado final até o dia 29 e publicação até 3 de setembro. 






Cidades de SC registram temperaturas 
negativas e geada nesta sexta-feira


Cidades de Santa Catarina registraram temperaturas negativas e geada durante a madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira (5). Há condições para formação de neve a partir do período da tarde por causa da intensa onda de frio combinada com a baixa pressão do ar e entrada de umidade.

Urupema registrou a menor marca do estado, com -5°C no Morro das Torres às 8h, onde próximo do topo da colina houve sincelo, fenômeno que ocorre quando uma forte neblina ao entrar contato com a superfície da vegetação ou de objetos, congela e forma cristais de gelo.


Em outros pontos da cidade a mínima foi de -4,2°C. A velocidade do vento foi de 57 Km/h às 6h e a sensação térmica chegou a -25°C.

No decorrer da manhã, a intensidade das rajadas diminuiu, mas a temperatura se manteve na média de -4°C. Por volta das 8h, a velocidade foi de 48 Km/h, o que provocou a sensação térmica de -13ºC.


Segundo o Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas no estado, a sensação térmica foi ainda mais gelada no mirante do Morro da Igreja e atingiu -27°C, por volta das 8h, onde as rajadas de vento foram de 90 Km/h.

Fonte e Fotos: Portal G1






Reforma da Previdência: prevalece o bom senso

Mesmo com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tentando costurar um acordo para beneficiar policiais, e com a conhecida demagogia da oposição e de partidos de esquerda, prevaleceu o bom senso na Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara. Os deputados aprovaram, por 36 votos a 13, o texto base do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP), rejeitaram em bloco todos os destaques individuais e, até o fechamento deste texto, nos destaques das bancadas, votaram favoravelmente a todos os pontos do acordo construído entre o relator, as lideranças do Congresso e o governo.

O único partido do bloco da maioria – o chamado “Centrão” – que propôs abrandar regras foi o PL, que apresentou o destaque para manter as regras atuais de aposentadoria dos professores. Mas mesmo essa proposta acabou derrotada: fiel da balança, o Centrão esteve com o governo e deu os votos necessários para garantir os parâmetros costurados pelo relator, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e pela equipe econômica. Vários destaques do bloco, como a emenda para mudar a regra de cálculo, que contrariava a equipe econômica, foram retiradas antes mesmo da votação, mas a previsão é de que seja aprovado, no início da madrugada, o último destaque da lista, proposto pelo Bloco PP-MDB-PTB, que desonera exportações.

O que se espera é que os mesmos bom senso 
e responsabilidade que imperaram se 
manifestem também na próxima oportunidade

Já PSD e Podemos propuseram os destaques para beneficiar policiais e categorias da segurança, o tema mais sensível do dia, pelo apoio do próprio presidente e de parte considerável da bancada do PSL, o que irritou a equipe econômica e o Centrão. Essas mudanças também foram – felizmente – derrotadas, mas a oposição, cumprindo seu papel de jogar para a torcida e apostar no “quanto pior, melhor”, votou a favor de manter, e até aprofundar, esses privilégios e mesmo um imposto sobre grandes fortunas tentou emplacar como jabuti na reforma. De resto, o PT e seus satélites usaram de todos os expedientes para protelar a votação – até mesmo quando havia consenso com o próprio governo, como foi no caso do destaque proposto pelo DEM –, mas o presidente da Comissão, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), seguia afirmando, até o fechamento deste texto, que a votação seria concluída.

Entretanto, é preciso registrar que o PT deu seu show à parte ao script da oposição: tendo ficado quatorze anos à frente do governo federal e ajudado a fomentar o caos que vive a segurança pública brasileira, além de vilanizar policiais em discursos e manifestações da militância, votou favoravelmente aos destaques, alegando valorizar justamente a segurança pública e a categoria, que, quando convém, aparece nas narrativas da esquerda como a vilã da democracia brasileira. O relator resumiu o efeito que as mudanças teriam: seriam “a destruição da reforma”, além de abrirem a brecha para que outras categorias conseguissem privilégios. Felizmente, prevaleceu a responsabilidade e o bom senso – mesmo com policiais sindicalistas pressionando o plenário da comissão.

O saldo dos esforços da comissão é positivo, mas, no plenário da Câmara, onde há diversos deputados vindos das fileiras militares, e também mais sensíveis a pressões, a votação tende a ser mais difícil, uma vez que as comissões são ambientes controlados, em que os partidos têm a liberdade de substituir seus membros, mantendo o controle sobre o placar. Agora, começa uma nova rodada de negociações e convencimento – a começar pelo governo sobre a própria bancada do PSL –, que deve envolver temas que, inclusive, ficaram de fora do texto do relator, como a aplicação da reforma para estados e municípios. O que se espera é que os mesmos bom senso e responsabilidade que imperaram nesta quinta-feira (4) se manifestem também na próxima oportunidade.

Gazeta do Povo – 05.07.2019






Reforma da Previdência
A comissão especial da reforma da Previdência rejeitou nesta quinta-feira destaque que previa a flexibilização das regras de aposentadoria a policiais. Segundo o texto da emenda destacada, ela não foi proposta na intenção de "manter privilégios", mas "sobretudo de adequar reais condições de aposentadoria dos profissionais de segurança pública como forma de garantir a necessária renovação do efetivo e evitar que a sociedade brasileira seja servida por uma polícia envelhecida sem o vigor da higidez mental, física e psicológica tão necessárias ao exercício das atribuições do cargo".

Primeira vitória
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comemorou em uma rede social a aprovação do texto-base da reforma da Previdência na comissão especial. “A Câmara deu hoje um importante passo. Essa foi a nossa primeira vitória”, escreveu.
Maia disse que agora o caminho estará livre para iniciar as discussões no plenário já na semana que vem. “A partir da próxima semana, vamos trabalhar para aprovar o texto em plenário, com muito diálogo, ouvindo todos os nossos deputados, construindo maioria.”
O presidente da Câmara quer concluir o trâmite na Casa antes do recesso parlamentar, que começa no dia 18. Como é uma PEC, proposta que altera a Constituição, a reforma precisa ser aprovada duas vezes em plenário. É necessário o apoio de ao menos 308 dos 513 deputados. Após passar pela Câmara, a reforma será enviada ao Senado.

Militar da FAB preso
A polícia da Espanha liberou nesta sexta-feira (5) novas imagens dos 39 quilos de cocaína apreendidos com um militar da Aeronáutica brasileira que integrava a equipe de apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro quando ele viajou ao G-20, no Japão. Uma foto da apreensão já havia sido publicada pelo jornal 'El País'. O segundo sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi detido pela Guarda Civil espanhola ao chegar ao aeroporto da capital da Andaluzia em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Reflorestamento
O Brasil tem 50 milhões de hectares disponíveis para o reflorestamento em locais que não estão cobertos nem por zonas urbanas, nem por florestas, nem pela agricultura. Esta área é formada por terras degradadas, seja devido ao desmatamento, ou pelo abandono após a agricultura, e poderia receber mudas de árvores para ajudar a mitigar o aquecimento global, segundo um estudo publicado na revista Science.
Em todo o mundo, a área disponível para o reflorestamento soma 0,9 bilhão de hectare. Neste espaço caberia 1,2 trilhão de novas mudas. Elas seriam capazes de absorver 205 giga-toneladas de carbono, segundo os pesquisadores -- um pouco abaixo das 300 giga-toneladas já emitidas pela humanidade desde 1800.

Frio no Sul
Frio se intensifica, e Rio Grande do Sul pode ter novo recorde de temperatura mínima nesta sexta. De acordo com a Somar Meteorologia, a chegada de uma nova frente fria vai derrubar a mínima para -2ºC na Serra gaúcha e na Fronteira Oeste. As máximas também estarão mais baixas, e há condição de geada em quase todo o estado.

Chuva em SP
A chuva que começou na madrugada de quinta-feira não deu trégua em São Paulo e provoca alagamentos e bloqueios na cidade hoje. A Marginal Tietê está interditada na região da Ponte das Bandeiras, em ambos os sentidos, por causa de um alagamento.
Estradas
Também há um bloqueio por alagamento na Rodovia Anhanguera, região de Cajamar. A Tamoios tem trecho de serra interditado devido ao risco de deslizamento de terra. Há congestionamentos em todos esses locais.

Seleção Brasileira
A seleção brasileira começou nesta quinta-feira a se preparar para a final da Copa América, no próximo domingo, contra o Peru. O técnico Tite comandou um treino da equipe na Granja Comary, em Teresópolis, sob intensa neblina e sem contar com todos os atletas. O goleiro Alisson e o lateral-esquerdo Filipe Luís não foram a campo para permanecerem em tratamento para se livrar de dores.
A Confederação Brasileira de Futebol resolveu se manifestar de maneira oficial após a divulgação de uma possível insatisfação com a saída de membros da comissão técnica da Seleção Brasileira, o que poderia levar Tite a deixar o cargo ao fim da Copa América. "A Confederação Brasileira de Futebol manifesta sua confiança no trabalho da Comissão Técnica da Seleção Brasileira Principal. E reafirma que ela será mantida em caráter permanente", diz a nota.

Emprego
Pesquisa de empresa de recrutamento de cargos de média e alta gerência mostra que 91% das empresas contratariam um profissional com 50 anos ou mais. De acordo com o 8º Índice de Confiança, estudo trimestral que mapeia o sentimento dos profissionais qualificados com relação ao mercado de trabalho atual e futuro, as áreas mais propensas a receber um funcionário com curso superior e nesta faixa etária são: Administrativo (75%), Gerência (70%), Contabilidade (60%), Jurídico (52%) e Tecnologia (35%). Entenda mais os dados.

Terremoto na Califórnia
Um forte terremoto sacudiu o sul da Califórnia nesta quinta-feira, provocando incêndios e danificando prédios em uma cidade no deserto a nordeste de Los Angeles, mas autoridades afirmaram que foram registrados apenas ferimentos leves. O terremoto de magnitude 6,4, maior em duas décadas na área, ocorreu a cerca de 182 km a nordeste de Los Angeles, próximo à cidade de Ridgecrest, no início da tarde desta quinta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor foi registrado em uma área à beira do Parque Nacional do Vale da Morte.