segunda-feira, 15 de abril de 2019






Censura: STF cala a revista Crusoé


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a revista Crusoé retire “imediatamente” do ar uma reportagem. A decisão também se estende ao site O Antagonista.

A reportagem de capa da última edição da revista Crusoé, que recebeu o título de “O amigo do amigo de meu pai”, apresenta informações sobre a deleção do empresário Marcelo Odebrecht, que cita o suposto apelido do presidente do STF, Dias Toffoli, nas planilhas da empreiteira envolvida em diversos escândalos de corrupção.

Alexandre de Moraes alegou “claro abuso no conteúdo da matéria veiculada”.

O ministro do STF também ordenou que a Polícia Federal (PF) intime os responsáveis pela publicação da reportagem “para que prestem depoimentos no prazo de 72 horas”.

“Desde o fim da manhã desta segunda-feira, 15, Crusoé está sob censura”, afirma o site O Antagonista.

A decisão do STF causou uma repulsa instantânea nas redes sociais. No momento de publicação desta matéria, a tag #DitaToga já é um dos assuntos mais comentados do Twitter brasileiro.






Fotos do Incêndio na 
Catedral de Notre-Dame








Fotos: AFP


Catedral de Notre-Dame em chamas


Um incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15). O fogo foi relatado primeiro por usuários em redes sociais, e não está claro ainda o que causou o incêndio. A emissora France 2 disse que a polícia está tratando o caso como um acidente.

"Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (...) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança", escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Twitter.

A polícia isolou a área e está retirando os turistas que estavam dentro da catedral.

Uma grande operação dos bombeiros está tentando controlar as chamas, que afetam sobretudo a torre central da catedral, visitada por milhares de pessoas todos os dias.

Também há chamas saindo das duas torres dos sinos, de acordo com testemunhas no local.

O incêndio pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime.

Fotos:AFP







AL-RS vota dia 23 a PEC que 
permite vender três estatais


Na próxima terça-feira (23) os deputados estaduais começam a votar a chamada PEC do Plebiscito, que permitirá, caso aprovada,  que o Piratini as três estatais da área de energia ( Sulgás, CEEE e CRM), sem que seja necessário fazer uma consulta plebiscitária entre os gaúchos.

O governo pretendia votar a PEC ainda esta semana, mas a Comissão de Segurança e ServIços Públicos, presidida pelo PT, retardou a tramitação da PEC que seria votada na próxima quinta-feira, dia 18. Como a data prevê ponto facultativo na Assembleia, a votação ocorrerá somente no dia 23.

- É bom que o pessoal traga um colchonete, disse o líder do governo, Frederico Antunes (PP), prevendo om prolongamento da sessão.

Por se tratar de uma proposta de mudança na Constituição Estadual, o texto precisa ser votado e aprovado duas vezes em plenário, devendo ser respeitado um intervalo de três sessões entre cada votação. A projeção do governo é que a PEC seja votada em segundo turno no início de maio.

Tentando se desfazer das três estatais, o ex-governador José Ivo Sartori (MDB) tentou aprovar a mesma PEC, mas não obteve os votos suficientes.  Eduardo Leite (PSDB) tem uma base de 40 deputados, o que lhe garantiria maioria para aprovar a medida.





José Maria Marin é banido do futebol

Foto:Reuters/G1/Reprodução
O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta segunda-feira o banimento do futebol do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin. O dirigente foi punido pela entidade por ter participado de casos de suborno e corrupção durante o período de 2012 a 2015. Fora o afastamento, Marin terá de pagar uma multa de 1 milhão de franco suíços, o equivalente a R$ 3,8 milhões.

A entidade máxima de futebol afirmou que Marin violou o artigo 27 do código de ética ao participar de esquema de propinas na negociação de contratos com empresas para as vendas de direitos de transmissão de competições organizadas tanto pela CBF, como pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Marin, de 86 anos, cumpre atualmente prisão nos Estados Unidos, onde foi condenado em agosto de 2018 pelos mesmos casos de suborno e propinas punidos agora pela Fifa. A Corte Federal do Brooklyn, em Nova York, acusou o ex-dirigente brasileiro de receber cerca de R$ 23 milhões de empresas em troca da liberação de contratos para a transmissão de televisão a ações de marketing de competições como a Copa América e a Copa Libertadores.


Pela punição da Fifa, Marin está proibido de exercer qualquer atividade relacionada ao futebol, seja no âmbito esportivo ou administrativo. Quem recebeu punição semelhante pelo mesmo caso de propinas foi outro ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Banido em abril de 2018, ele ainda tenta recorrer do caso.





Vacina da gripe: o que há de novo?


Começou a campanha de vacina contra a gripe. Até aí, você pode achar que não há nenhuma novidade e que todo ano é a mesma coisa. Só que não. Neste ano de 2019 houve algumas informações interessantes e importantes, principalmente no que diz respeito a quem pode receber a vacina.

Uma das mais significativas é que quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina, desde que a receba em local adequado e preparado. Deve aguardar 30 minutos para ser liberado(a). Portanto, não há mais limitação para as pessoas com esta condição.

Outra informação importante é que as pessoas com imunossupressão também estão autorizadas a recebe-la. Isso é essencial posto que a gripe nestas pessoas pode ser muito grave.

A faixa etária também foi ampliada. Na rede pública, até o ano passado apenas crianças com 5 anos incompletos poderiam receber a vacina. Neste ano, crianças até 6 anos incompletos podem comparecer aos postos de saúde e tomar a vacina gratuitamente.

A composição da vacina também foi alterada, de acordo com os vírus mais frequentes, neste ano, no hemisfério sul. Estão nesta vacina tríplice os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 (atualizado) e um Influenza B também atualizado. Portanto, a vacina deste ano é diferente da vacina de 2018.

Algumas dúvidas mais comuns:

Quais as contraindicações para receber a vacina da gripe 2019?Não há. TODAS as pessoas com mais de 6 meses de idade podem recebe-la.

Quem está com febre pode tomar a vacina? É mais prudente esperar o processo febril terminar e depois receber a vacina.

Crianças com tosse e sem febre podem receber a vacina? Podem.

Vacina da gripe dá gripe? NÃO. Impossível. A vacina é feita com um fragmento do vírus e esta “parte” do vírus NÃO causa gripe. Como há muitos vírus respiratórios circulando nesta época, muitas pessoas acham que foi a vacina que deu “gripe”.

“Tomei a vacina e peguei gripe”: isso é possível? Sim. Mas não pela vacina. Você pode ter pego um outro vírus que não está contemplado na vacina. Lembrando que os vírus escolhidos para compor a vacina são os mais “perigosos”.

Quanto tempo a vacina leva para fazer efeito? Uns 15 dias.

Quem pode tomar a vacina gratuitamente na rede pública? Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos, idosos (mais de 60 anos), gestantes, puérperas de até 45 dias, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada, profissionais de saúde, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

E quem não está neste grupo? Pode receber na rede privada. A vacina custa de 100 a 200 reais.

Ana Escobar
Médica, pediatra e professora da USP






Dez mortos em Muzema
Segundo vizinhos, corpo encontrado domingo (14) é de 
mulher que teria gritado sob escombros no dia do desabamento. 
Dez pessoas morreram e bombeiros trabalham com o 
número de pelo menos 14 desaparecidos.

As buscas nos escombros de dois prédios que desabaram na comunidade da Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, entraram no quarto dia na manhã desta segunda-feira (15). Dez pessoas morreram e os bombeiros trabalham com o número de pelo menos 14 desaparecidos.

No fim da noite de domingo (14), os militares encontraram o corpo de Maria Abreu, mãe de Érica, que deu entrevista no dia do desabamento. Os vizinhos contaram terem ouvido os gritos da vítima sob os escombros no dia da tragédia. A família confirmou a identificação.


O trabalho de busca é feito com a ajuda de cães farejadores e também com as informações dadas pelos moradores da área.

Os bombeiros deverão trabalhar sob chuva. De acordo com o Centro de Operações Rio, a cidade continuará com tempo chuvoso.

 Ventos em altos níveis da atmosfera em conjunto com o transporte de umidade do oceano para o continente manterão o tempo instável na cidade hoje. O céu ficará predominantemente nublado, com chuva fraca a moderada isolada no período da manhã e pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.

Com G1/Fotos Ag. Globo