quinta-feira, 21 de março de 2019






Coronel Lima é preso em São Paulo


João Batista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, amigo pessoal do ex-presidente Michel Temer desde 1980, foi preso no começo da tarde desta quinta-feira (21) na Zona Sul da capital paulista. Temer também foi preso em São Paulo nesta manhã, quando se dirigia para seu escritório.

A sentença do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que determinou a prisão preventiva de Temer e de mais 9 pessoas, apontou que o coronel agia como "operador financeiro" de Temer em uma organização criminosa existente desde a década de 1980, quando ambos se tornaram amigos em São Paulo, atuando tanto na captação de recursos para Temer quanto na lavagem do dinheiro.






Temer chefia organização criminosa de 40 anos


A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro acusa o ex-presidente Michel Temer de chefiar uma "organização criminosa" que atua há 40 anos no estado.

A prisão preventiva do emedebista se baseia na delação premiada do dono da empreiteira Engevix, José Antunes Sobrinho, que diz ter pagado R$ 1 milhão em propinas com o conhecimento de Temer.
O valor teria sido acertado a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente, e do ex-ministro Moreira Franco, também alvos de mandados de prisão.

O caso diz respeito a um inquérito de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro nas obras da usina Angra 3, sob responsabilidade da estatal Eletronuclear. Ainda não se sabe, no entanto, o exato teor das acusações contra Temer, que tinha foro privilegiado até deixar a Presidência.





Prisão atinge sogro de Maia



Não se deve esquecer que Moreira Franco, preso nesta quinta-feira, 21, é sogro do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. A prisão coincide com o início da tramitação da reforma da Previdência e com a elevação do tom por parte de Maia em relação ao governo. / V.M.
Do BR18/Estadão








Michel Temer é preso pela Lava Jato
PF faz buscas por Moreira Franco


A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Michel Temer, ex-presidente da República. Os agentes ainda tentam cumprir um mandado contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

O ex-presidente Michel Temer responde a dez inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Por isso, assim que deu a autorização, o ministro enviou os inquéritos para a primeira instância.






PF investiga UFRGS e Fundação

Foto: PF/Divulgação
Convênio firmado entre a Universidade Federal do RS (UFRGS) e a Fundação de Apoio à Universidade Federal do RS (Faurgs), via Superintendência de Infraestrutura (Suinfra), está sendo investigado pela Polícia Federal. Até agora, cinco servidores públicos da UFRGS foram afastados de suas funções por determinação da Justiça Federal. Mais de cem pessoas podem ter sido favorecidas pela aplicação irregular do convênio.

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Porto Alegre, Viamão e Gravatai. Suinfra e Campos do Vale também estão em investigação policial. Foram bloqueados contas bancárias e veículos dos investigados afastados.

O convênio estabeleceu o repasse de R$ 11,4 milhões à Faurgs destinados à elaboração conjunta de projetos nas áreas de engenharia e arquitetura, com vigência entre 2015 e 2017. Indicativos de pagamentos irregulares em favor de beneficiados sem critérios técnicos, muitas vezes já vinculados à UFRGS e Faurgs. Há casos de profissionais com formação diversa da área objeto do convênio, indicados como bolsistas do projeto.






Moro responde a críticas de Maia

Foto: Gazeta do Povo/Reprodução
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, rebateu na noite desta quarta-feira (20) as críticas disparadas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e disse esperar que o seu projeto anticrime “tramite regularmente e seja debatido e aprimorado pelo Congresso Nacional com a urgência que o caso requer.”

“Talvez alguns entendam que o combate ao crime pode ser adiado indefinidamente, mas o povo brasileiro não aguenta mais. Essas questões sempre foram tratadas com respeito e cordialidade com o presidente da Câmara, e espero que o mesmo possa ocorrer com o projeto e com quem o propôs. Não por questões pessoais, mas por respeito ao cargo e ao amplo desejo do povo brasileiro de viver em um país menos corrupto e mais seguro”, declarou o ex-juiz da Lava Jato, em um comunicado enviado pelo ministério da Justiça.

Nesta quarta, Maia desqualificou o chamado projeto anticrime apresentado por Moro, dizendo que o texto é um “copia e cola” de proposta sobre o mesmo tema que foi apresentada no passado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao chegar à Câmara, Maia mostrou irritação com o ministro ao chamá-lo de “funcionário do presidente Jair Bolsonaro” e dizer que ele “está confundindo as bolas.”

Incomodou Maia o fato de Moro ter dito na manhã desta quarta que seu projeto anticrime poderia tramitar ao mesmo tempo que a reforma da Previdência na Câmara.

“Sobre as declarações do Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esclareço que apresentei, em nome do governo do presidente Jair Bolsonaro, um projeto de lei inovador e amplo contra crime organizado, contra crimes violentos e corrupção, flagelos contra o povo brasileiro. A única expectativa que tenho, atendendo aos anseios da sociedade contra o crime, é que o projeto tramite regularmente e seja debatido e aprimorado pelo Congresso Nacional com a urgência que o caso requer”, disse Moro, na noite desta quarta.

C/Gazeta do Povo






Campeonato Gaúcho 2019


Resultados dos jogos da 11ª Rodada, realizada na quarta-feira, dia 20.

Grêmio 2 X 0 Pelotas
Internacional 2 X 0 Novo Hamburgo
Aimoré 2 X 1 São Luiz
São José 2 X 2 Caxias
Veranópolis 3 X 3 Brasil
Juventude 1 X 0 Avenida

Domingo, dia 24, começam os jogos das quartas de final. Confira a tabela

Grêmio X Juventude
Internacional X Novo Hamburgo
Caxias X Aimoré
São Luiz X São José






Se não tem cargo, não voto!

Lamentavelmente as coisas na política brasileira seguem da mesma maneira de sempre. As pessoas se elegem, pensam que são donas do cargo, sonham com um novo mandato e, como sempre, passam a batalhar pela nomeação de seus eleitores para cargos que garantam o maior número de votos na próxima eleição. Não muda, está na alma da grande maioria dos políticos.

Desde ontem começaram as notícias da irritação dom presidente da Câmara, Rodrigo Maia, primeiro contra a Reforma da Previdência e agora contra a Lei apresentada pelo ministro Sergio Moro. Maia está tão contrariado que chegou a declarar que o presidente Bolsonaro, ao entregar a proposta com o projeto que inclui os militares, poderia ter deixado o projeto no balcão do protocolo do Congresso. Uma total desfeita ao, queira ou não, presidente da República.

Sobre o projeto do ministro Sérgio Moro, da Justiça, disse que se trata de uma “copia e cola” do projeto de Alexandre de Moraes e “está confundindo as bolas”. Novo desrespeito de quem, imaginem só, queria ser presidente do Brasil.

Na minha opinião,  Nhonho Maia deve estar irritado com a negativa, ou não aceitação de algum pedido de nomeação a algum indicado seu. Vive no tempo do toma lá, dá cá, e quer trocar votos por cargos. Disse, também, que Moro é funcionário de Bolsonaro e que ele (Maia) é presidente da Câmara. Esqueceu que é funcionário dos brasileiros, pago pelos brasileiros, eleito pelos votos dos brasileiros, eventualmente deputado e presidente da Câmara.

Só se agride, ofende e maltrata pessoas, quando se está contrariado, se considerando injustiçado ou temeroso de que algo maior possa ocorrer caso não use de todas as armas contra o que lhe interessa. Maia sabe que a aprovação da Lei Anticrime de Moro, pode significar um perigo contra seus propósitos ou, o que seria ruim para ele, uma investigação sobre suas decisões e atuação política.

Ao afirmar que o projeto de Moro é copia do de Alexandre, esquece que não fez nada para que esse fosse aprovado. Agora, faz de tudo para prorrogar a aprovação de algo que bate de frente com seus interesses. Fora a negativa de liberação de verbas, nomeação de amigos e correligionários, algo de muito podre deve estar incomodando o presidente da Câmara.

Quem viver verá!

Tenham todos um Bom Dia!