segunda-feira, 4 de novembro de 2019



Enem 2019
Cerca de 3,9 milhões dos 5 milhões de candidatos inscritos encararam o 1º dia de provas do Enem no domingo em todo o Brasil. Segundo o governo, 376 pessoas foram eliminadas. Foram aplicadas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação - cujo tema foi "democratização do acesso ao cinema no Brasil".
O primeiro dia não teve questões que possam ser consideradas "polêmicas" ou "ideológicas", e professores de cursinhos destacaram que as questões de história acabaram sendo mais fáceis que no ano passado.
Alguns deles também disseram que temas bastante comuns, como Era Vargas e Ditadura Militar no Brasil, ficaram de fora do exame, e que a prova privilegiou temas atuais, como literatura contemporânea e assuntos ligados à tecnologia e às redes sociais.
No próximo fim de semana, o exame abrangerá 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática. O gabarito oficial será disponibilizado no dia 13 de novembro, segundo o Inep.

Bolsonaro admite que deve deixar 
o PSL e criar um novo partido
O presidente Jair Bolsonaro admitiu em entrevista à Rede Record, na noite deste domingo (3) que deve deixar o PSL e criar um novo partido. Segundo ele, as chances de abandonar a sigla pela qual foi eleito “é de 80%”. Para não tomar essa medida drástica, a única solução, segundo Bolsonaro, seria de que ele tivesse “o comando das ações do partido”, o que em sua avaliação é algo “muito difícil”. “Quero que seja cumprida uma determinação: transparência. Abrir a caixa preta, se tiver alguma. E fazer com que o fundo partidário vá para onde tem que ir”, afirmou.
Saindo do PSL, Bolsonaro diz que a chance de fundar um novo partido é de 90%. “Seria um partido novo, do zero, sem tempo de tevê, sem fundo partidário, sem nada. Até março, teríamos talvez umas 200 candidaturas municipais pelo Brasil. Ficaria feliz porque poderia escolher de fato quem iria concorrer”, complementou ele, que rebateu quem o acusa de querer dinheiro do fundo partidário. “Sou presidente da República”, falou, pegando uma “bic” e exibindo para a câmera. “Essa caneta tem poder enorme, milhares de vezes mais forte do que o fundo partidário. E não uso para angariar apoios. Estamos fazendo um trabalho de acordo com o que prometemos no ano passado”.

Marcha das Famílias contra as 
Drogas envia “recado” ao STF
Um julgamento do Supremo Tribunal Federal, ainda sem data, sobre uma ação de porte de drogas movida pela Defensoria de São Paulo, levou brasileiros de 20 estados e do Distrito Federal às ruas neste domingo (3). A Marcha das Famílias Contra as Drogas, iniciativa inédita no país, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, tinha a intenção de mostrar aos ministros a posição da sociedade sobre o tema: contrária à liberação das drogas. Uma ação iniciada em 2015 quer eliminar da lei 11.343/2006, o artigo 28, que proíbe uso, porte, compartilhamento e armazenamento de drogas e plantação de maconha. Dos 11 ministros, 3 já votaram a favor dessa posição, o que na prática autorizaria o uso e o porte de drogas ilícitas no Brasil. Entre os participantes das manifestações, que estavam programadas para ocorrer em 53 cidades, estava o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ele defendeu que a mudança da legislação "não é pertinente ao STF”, mas sim ao Congresso."

Melhora do emprego formal é puxada
por trabalhadores com até 24 anos
Os jovens brasileiros ainda têm à frente uma grande barreira de entrada no mercado de trabalho , mas que vem diminuindo nos últimos meses com a lenta recuperação da oferta de empregos nos últimos 12 meses.
Levantamento com base nos microdados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ) aponta que a melhora do emprego formal tem sido puxada por trabalhadores com até 24 anos. Entre outubro de 2018 e setembro deste ano, cerca de 1,1 milhão de jovens foram contratados com carteira assinada em todo o país.
Os números mostram que o segmento que mais sofreu com a crise, com taxa de desemprego superior a 28,1% em 2017, segundo a Pnad Contínua, do IBGE, é agora o primeiro a recuperar espaço no mercado de trabalho. O saldo de novos empregos formais só é positivo entre os trabalhadores até 29 anos.

Mega Sena
O concurso 2.204 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 40 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta segunda-feira (4). O sorteio, que ocorre em São Paulo (SP), foi adiado em virtude do feriado do Dia de Finados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário