terça-feira, 29 de outubro de 2019



Óleo nas praias
A Federação Internacional de Poluição por Petroleiros (ITOPF, na sigla em inglês) tem um guia público de boas práticas para a limpeza de locais contaminados. O órgão já atuou em mais de 800 vazamentos causados por navios em 100 países diferentes nos últimos 50 anos. 
federação foi procurada pelo Brasil por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e enviou pelo menos três técnicos para o país. Apesar da parceria, ações de limpeza realizadas na costa brasileira não seguem os protocolos indicados pela entidade em pelo menos quatro pontos: contato com o óleo; descarte dos resíduos; óleo boiando no mar; e corais e mangues.

Enem 2019
Candidatos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 devem ficar atentos à lista de itens permitidos e proibidos no local de aplicação da prova. Celulares e objetos eletrônicos, por exemplo, devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados.

Relator da CPI de Brumadinho vai pedir indiciamento de 22
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara sobre o desastre em Brumadinho (MG) se reúne nesta terça-feira, 29, para apresentação e discussão do parecer do relator, deputado Rogério Correia (PT-MG). O texto vai pedir o indiciamento da Vale e da empresa alemã Tüv Süd por crime socioambiental e corrupção empresarial. O relatório pede o indiciamento por homicídio doloso e lesão corporal dolosa de 22 diretores da Vale, engenheiros e terceirizados, entre eles o ex-presidente da mineradora, Fabio Schvartsman.

Parlamento britânico não aprova eleição antecipada
O Parlamento britânico impôs nesta segunda-feira nova derrota ao premiê Boris Johnson, que pretendia antecipar as eleições gerais no Reino Unido em uma tentativa de se fortalecer no cargo e renovar a composição do Parlamento para fazer avançar seus planos para o Brexit — o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. A moção para a realização de um pleito no dia 12 de dezembro recebeu o apoio de 299 parlamentares (outros 70 votaram contra), mas eram necessários os votos de dois terços da Casa, ou 434 parlamentares. A liderança da oposição trabalhista se absteve da votação. É a terceira tentativa fracassada de Johnson de convocar eleições.

Bolívia: confrontos deixam ao menos 30 feridos
A tensão aumentou na Bolívia nesta segunda-feira (28), com enfrentamentos entre apoiadores do presidente Evo Morales e cidadãos contrários a um novo mandato de Morales, por considerarem que houve fraude na eleição presidencial de 20 de outubro. Os confrontos foram registrados em La Paz, Cochabamba e Santa Cruz, as cidades mais populosas do país. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas. As mobilizações já duram seis dias e uma greve foi decretada por tempo indeterminado.

Protestos, saques e incêndios continuam no Chile
mesmo após Piñera mudar gabinete
Novos protestos e ataques a negócios voltaram a acontecer nesta segunda-feira no Chile, mesmo após o presidente Sebastián Piñera substituir oito importantes ministros do gabinete com figuras mais de centro. Enquanto isso, o líder tenta garantir ao país que ouviu os pedidos por mais igualdade e melhores serviços sociais. Milhares de manifestantes voltaram a se reunir no centro de Santiago e um grupo ateou fogo a um prédio que abriga redes de fast-food e lojas. Bombeiros conseguiram controlar as chamas.
Houve ainda saques contra uma farmácia e uma tentativa de atear fogo a uma estação de metrô. Enquanto isso, centenas de milhares de pessoas tentavam chegar em casa do trabalho em ônibus grátis destinados a substituir os metrôs fora de serviço devido a incêndios em dezenas de estações ao longo da última semana no sistema de transporte público mais moderno da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário