segunda-feira, 14 de outubro de 2019



Nobel de Economia
O trio formado pelos economistas Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer foi premiado com o Nobel de Economia por sua abordagem experimental para combater e aliviar a pobreza no mundo. Esther Duflo, tem 46 anos, é a segunda mulher e a pessoa mais jovem a receber o Nobel de Economia.
Ao anunciar os vencedores, o comitê do Nobel destacou que as pesquisas realizadas pelos premiados melhoraram "consideravelmente a capacidade de combater a pobreza global" com novas e melhores abordagens que, permitem, por exemplo, ações mais eficazes para melhorar a saúde infantil e desempenho escolar.
"As descobertas da pesquisa dos premiados melhoraram drasticamente nossa capacidade de combater a pobreza na prática", afirmou o comitê.

Fim da crise no Equador
O governo e a Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) anunciaram um acordo para frear a onda de protestos no país. O presidente Lenin Moreno recuou. Ficou acertada a revogação do decreto que retirava subsídios aos combustíveis e a elaboração de um novo texto sobre o tema. A decisão deve por fim aos distúrbios em todo o país. Manifestantes celebraram o acordo nas ruas da capital, Quito.

Portaria que proíbe entrada no país de pessoa considerada perigosa
O ministro da Justiça, Sergio Moro, alterou a portaria que proíbe entrada de pessoas consideradas perigosas no país. Entre as mudanças, publicadas nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União, está a ampliação de 2 para 5 dias do prazo para que a pessoa considerada perigosa deixe o país voluntariamente.
Enquanto a portaria inicial falava "deportação sumária", a atual, de número 770, só cita "deportação" e determina que ela não deverá ser feita se "subsistirem razões para acreditar que a medida poderá colocar em risco a vida ou a integridade pessoal" do estrangeiro.
O novo texto também estabelece que as regras não se aplicam ao residentes no país regularmente registrados e às pessoas já reconhecidas pelo estado brasileiro como refugiadas.

Governo prepara MP para facilitar e ampliar microcrédito
O governo baixará nos próximos dias medida provisória (MP) com iniciativas para facilitar e ampliar a concessão de microcrédito. A proposta é parte de um conjunto de ações que o Ministério da Economia e o Banco Central (BC) vêm adotando para reduzir o custo do crédito e, assim, aumentar o acesso de pessoas físicas e empresas, principalmente as e médias, a financiamentos.
A meta do Novo Microcrédito é beneficiar 4 milhões de empreendedores, alcançando 16 milhões de pessoas. Hoje, o público atendido é inferior a 2 milhões. O sistema não tem crescido porque o número de novos entrantes é irrisório, o que sugere que o crédito, o de menor custo do mercado, só chega aos clientes que já o recebem.

Menina que caiu de prédio em BH passa por 2ª cirurgia
O pai da menina que caiu do 9º andar de um prédio em Belo Horizonte disse que a criança, de 10 anos, foi submetida a uma cirurgia na perna e outra para reconstruir o braço e o queixo neste domingo (13). A família acredita em sonambulismo.
A menina de 10 anos caiu na madrugada do 9º andar de um prédio na Rua Maria Manoela Braz, no bairro Heliópolis, na Região Norte de Belo Horizonte. Ela estava inconsciente quando foi socorrida pelo Samu e apresentava fraturas.
A criança está internada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital mineira, que é referência estadual no atendimento de politraumatismos.
De acordo com o pai, Wallace, a filha está consciente e chegou até a pedir um abraço. Ele negou que criança tenha sofrido lesão na coluna. Ainda segundo Wallace, a família acredita que seja um caso de sonambulismo, porque ela já tem um histórico deste comportamento.

Caminhão mais rápido do mundo é exibido em feira em São Paulo
O caminhão mais rápido do mundo está no Brasil. O Volvo Iron Knight, ou cavaleiro de ferro, na tradução livre, estará em exposição na Fenatran, feira de transporte de cargas, até a próxima sexta-feira (18). O evento abre as portas para o público nesta segunda-feira (14), no São Paulo Expo.
O Iron Knight é baseado em um caminhão de linha, o extra-pesado FH. Mas tem diversas alterações mecânicas e na carroceria. Sua potência, por exemplo, é de 2.400 cavalos, enquanto o torque é de mais de 610 kgfm. Toda essa força é gerenciada por uma transmissão automática de dupla embreagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário