quarta-feira, 23 de outubro de 2019



Lava Jato realiza 67.ª fase e mira ex-diretores da Petrobras
Mais de 100 policiais federais cumprem, na manhã desta quarta-feira (23), 23 mandados de busca e apreensão na 67.ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Tango e Cash, que tem como alvo ex-diretores e ex-gerentes da Petrobras. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o grupo ítalo-argentino Techint, por meio de suas subsidiárias brasileiras Techint Engenharia e Construção S/A e Confab Industrial S/A, era fornecedora de tubos e equipamentos à Petrobras e participou de cartel. O grupo utilizou empresas offshore para repassar valores a ex-diretores e ex-gerentes. Os mandados foram expedidos pela 13.ª Vara Federal de Curitiba para buscas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O objetivo é apurar crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capitais. Mais de R$ 1,7 bilhão de ativos financeiros dos investigados foi bloqueado.

Eduardo Bolsonaro desiste de indicação para Embaixada
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) subiu à tribuna da Câmara, na noite desta terça-feira (22), para avisar que desistiu da indicação para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O anúncio foi feito um dia depois de assumir o lugar de Delegado Waldir, como líder do PSL na Casa. No discurso, Eduardo disse que não faltaria legitimidade para assumir o cargo de embaixador, mas que resolveu permanecer no Brasil para "defender os princípios conservadores" que ajudaram a eleger o pai. O presidente Jair Bolsonaro já havia informado que, caso Eduardo desistisse, teria um nome para substitui-lo.


PT vai acionar o STF contra votação da Previdência
Depois de ser aprovada no Senado na terça-feira (23) a reforma da Previdência será alvo de ação do PT no Supremo Tribunal Federal (STF). Advogados do partido vão questionar o rito de aprovação adotado pelo presidente da Casa Davi Alcolumbre (DEM-AP). A alegação, diz o jornal, é de que artigos aprovados no segundo turno não foram votados no primeiro. Entre os temas, estão: nova fórmula de cálculo; o pedágio de 100% nas regras de transição; e novos regimes próprios da Previdência. O PT ainda teria questionado Alcolumbre sobre o tema, mas foi ignorado.

Bolsonaro diz que acordo Mercosul-Japão avançou e pode ser anunciado em novembro
O presidente Jair Bolsonaro, em viagem ao Japão, disse nesta quarta-feira (23) que o acordo entre o Mercosul e o país asiático pode ser anunciado até novembro, quando o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vai ao Brasil. "Demos mais um passo na questão [do acordo] do Mercosul. Há interesse por parte dele [Abe] também", declarou Bolsonaro, que mostrou interesse na abertura do mercado japonês para a carne brasileira. O presidente disse, ainda, que o primeiro-ministro japonês deu apoio para que o Brasil entre na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); No entanto, ponderou: "Ele [Abe] falou que está favorável ao Brasil entrar. É uma operação demorada, dois, três anos.... Tem o apoio de peso que nós temos, já tivemos Israel e tantos outros", disse.

Doria diz que não apoiará Joice à Prefeitura de SP: “Meu candidato é Bruno Covas”
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que mantém boa relação com a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, mas que não a apoiará na eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2020. "Meu candidato é Bruno Covas", disse Doria. "Joice tem todo o direito de disputar a eleição. Não pelo PSDB, obviamente, porque já temos candidato. Ela engrandece o debate eleitoral, ao meu ver", declarou o governador, após reunião com o presidente em exercício, Hamilton Mourão. "Ela tem maturidade para encontrar seu destino", complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário