terça-feira, 1 de outubro de 2019






FGTS: adesão ao saque-aniversário começa nesta terça-feira
A Caixa Econômica Federal começa a receber nesta terça-feira (1º) a adesão de interessados em optar pelo saque-aniversário do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Por meio dessa modalidade, o trabalhador poderá fazer retiradas anuais da conta do Fundo de acordo com o mês em que nasceu. Os interessados devem fazer a comunicação oficial ao banco por meio dos canais a serem divulgados em fgts.caixa.gov.br nesta terça.
Os saques do FGTS começarão a ocorrer em abril de 2020, conforme calendário da Caixa. A adesão não é obrigatória e não tem relação com o saque imediato de até R$ 500, cujo calendário já começou e vai até o dia 31 de março de 2020.

Bolsonaro diz que é “direito” de Lula rejeitar semiaberto: “Quer ficar, fica”
O presidente Jair Bolsonaro comentou na segunda-feira (30) a decisão do ex-presidente Lula de rejeitar a progressão de regime para o semiaberto, solicitada pela força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) à juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena. Atualmente, Lula está em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, desde abril de 2018, depois de ser condenado a 8 anos 10 meses e 20 dias de prisão. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o presidente disse: “É direito dele ficar lá. Quer ficar, fica. Não vou interferir. Não vou tripudiar em cima dele. Foi julgado em segunda instância, terceira...O que o governo dele fez está patente. ” Em carta divulgada na noite de segunda, Lula reafirmou sua posição de não aceitar a progressão do regime de prisão para o semiaberto.

Witzel irá à ONU para equiparar PCC e Comando Vermelho ao Estado Islâmico e Al-Qaeda
Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) reafirmou nesta segunda-feira (30) a intenção de pedir ajuda ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para dificultar a entrada no Brasil de armas usadas por facções criminosas como Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC).
"Em 2017, a ONU editou uma resolução por unanimidade para reduzir, eliminar o envio de armas a grupos terroristas. O que diferencia o Comando Vermelho do grupo Isis (sigla usada para identificar o Estado Islâmico)? O que diferencia o PCC do grupo terrorista Al-Qaeda? São facções que não têm escrúpulos, cooptando os pobres para a morte e destruindo as famílias nas comunidades. É por isso que eu disse recentemente que nós precisamos levar ao Conselho de Segurança da ONU a mesma responsabilidade que temos de enfrentar o terrorismo", afirmou. Witzel pediu que o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, acompanhe a iniciativa e designe um representante do Ministério Público estadual para intervir junto à ONU.

Manuela D’Ávila trocou mensagens com hacker por mais de uma semana
A ex-deputada Manuela D’Ávila, candidata a vice-presidente pelo PCdoB nas últimas eleições, conversou por nove dias com Walter Delgatti Neto, principal acusado de hackear os celulares de dezenas de autoridades do país. Eles trocaram mensagens via aplicativo entre os dias 12 e 20 de maio deste ano, segundo o inquérito da Operação Spoofing ao qual o jornal O Estado de São Paulo teve acesso.
Foram anexados ao inquérito 38 prints de conversas entre Manuela e “Vermelho”, como Delgatti é conhecido. A organização das mensagens foi feita pela própria defesa de Manuela e mostram que o diálogo entre os dois continuou mesmo depois que as mensagens roubadas de procuradores da Lava Jato e do então juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, foram repassadas ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

Caso reforma tributária seja aprovada, crescimento do PIB pode dobrar
Ex-deputado federal e autor da proposta de reforma tributária que tramita no Senado, Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse que, se a reforma tributária não for aprovada, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá apenas 1% e não o 1,8% previsto pelo Banco Central para 2020. " E se for aprovada a reforma, em vez de crescer 1,8%, vai crescer 3,6%. Vai ser o dobro. Expectativa. O empresariado brasileiro e do mundo inteiro está esperando a reforma tributária brasileira na linha que nós estamos propondo, que é a criação de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), do imposto de renda e imposto patrimonial", disse Hauly.
Ele disse que sua previsão está embasada na experiência de vida pública há 47 anos, 32 anos como secretário da Fazenda e deputado federal (por 28 dos 32 anos). Para Hauly, a sua proposta é a reprodução do modelo clássico internacional "sem reinventar a roda". Para ele, o PIB crescerá 3,6% só pelas expectativas "porque no ano que vem ficaremos o ano todo fazendo as leis complementares já iniciando o teste de modelo de cobrança do IVA que terá uma alíquota modal de 1% para o modelo eletrônico de cobrança", disse. Hauly disse que é possível se fazer uma fusão da proposta dele com a do economista Bernard Appy, que está na Câmara desde que as partes se entendam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário