sexta-feira, 18 de outubro de 2019



Em meio à crise no PSL, Bivar foi ao plenário da Câmara uma vez em outubro
O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, não registra presença há 11 sessões no plenário da Câmara dos Deputados. A última vez foi em 1.º de outubro. No painel, ao lado do nome de Bivar aparece “missão autorizada”, pelo fato de Bivar ser vice-presidente da Casa. Segundo a revista, o gabinete diz que ele esteve na Câmara, mas não foi ao plenário registrar presença, nem votou. A ausência coincide com a crise no PSL desde que Bolsonaro disse a um apoiador que Bivar está “queimado”.

Deltan Dallagnol tem processo administrativo suspenso pela Justiça
O procurador da República e coordenador da força-tarefa Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, teve um processo administrativo suspenso por decisão da Justiça Federal de Curitiba. O processo tramitava no Conselho Nacional do Ministério Público e é referente a uma declaração de Deltan durante entrevista à CBN, quando ele afirmou que havia leniência no Supremo Tribunal Federal a favor da corrupção. A defesa do procurador alegou que ele já foi absolvido pelo mesmo caso no Conselho Superior do Ministério Público, não sendo possível ser julgado duas vezes por um mesmo fato.

Sobe para 6 o número de mortos em prédio que desabou em Fortaleza
O número de mortes no prédio que desabou em Fortaleza, no Ceará, na terça-feira (15) chegou a seis. Na noite desta quinta-feira (17), equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram retirar dos escombros o corpo de Rosane Marques de Menezes, de 56 anos. Até o momento, sete pessoas foram resgatadas com vida dos escombros. Dos resgatados, três já tiveram alta. A situação de uma das pacientes não foi divulgada pela família, porém o quadro dos demais é estável. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

Condenada na Lava Jato chama multa de “pena perpétua”, mas mantém sapato Chanel
Primeira presa na Lava Jato, a doleira Nelma Kodama foi beneficiada e retirou a tornozeleira eletrônica que utilizava desde 2016. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Nelma comentou sobre a multa imposta a ela pela Justiça e a possibilidade de guardar as roupas e acessórios apesar da dívida. Em um livro que relata o período em que ficou presa em Curitiba a doleira afirma que tem multa de R$ 78 milhões. “Gostaria muito de pagar essa multa, mas quem paga uma multa dessas? É impagável. Eu tenho uma pena perpétua” afirmou. Nelma ainda disse ao jornal sobre o guarda roupas que ostenta: "Continuo tendo meu sapato Chanel, minha bolsa Chanel, minhas coisas boas. Tentaram, mas não tiraram meu sapato Chanel", disse.

Decisão de Toffoli sobre dados do Coaf gera preocupação em órgão internacional
O Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi), órgão internacional que atua no combate à corrupção, expressou preocupação com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli em suspender investigações com base em dados do Coaf – atual Unidade de Inteligência Financeira. Um comunicado emitido nesta sexta-feira (18) pelo Gafi diz estar “gravemente preocupado com a decisão da corte que impeded o Coaf de usar informações com autoridades de investigação”. Toffoli suspendeu todas as investigações no País que tenham como base dados do Coaf sem autorização da Justiça.

Barcelona tem incêndios nas ruas no 4º dia de protestos
Milhares de pessoas se reuniram em Barcelona no quarto dia de protestos que levaram à pior violência de rua na Espanha em décadas, depois que líderes catalães foram condenados a longas penas de prisão pela tentativa de independência em 2017. Jovens envoltos em bandeiras catalãs se reuniram pacificamente, jogando bolas e pulando corda. Mais tarde, o clima ficou pesado, com manifestantes ateando fogo em cadeiras na badalada rua Rambla de Catalunya, no coração do distrito turístico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário