quarta-feira, 23 de outubro de 2019



Caixa: juro prefixado no crédito
imobiliário será antecipado para 2020
A Caixa Econômica Federal pretende adotar taxas de juros prefixadas no financiamento da casa própria a partir de meados do ano que vem, segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães. Essa ideia já estava sendo avaliada, mas a previsão era que acontecesse apenas no fim do governo de Jair Bolsonaro. O plano, porém, foi antecipado. A vantagem dos juros prefixados é acabar com o componente de incerteza do financiamento.
O lançamento dessa modalidade de crédito está condicionado ao sucesso da linha indexada ao IPCA, que aconteceu em agosto. Como o resultado superou as expectativas, vai ser possível antecipar o cronograma do crédito prefixado. A projeção era liberar R$ 10 bilhões de crédito atrelado à inflação no período de um ano. Mas esse valor foi atingido em 45 dias, disse Guimarães.

Sentimento otimista com Previdência
faz Bolsa ter novo recorde
O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, fechou, nesta terça, pelo segundo dia seguido, na máxima histórica. O pregão encerrou em alta de 1,28%, a 107.381 pontos. O dólar teve a maior queda em sete semanas e encerrou o dia cotado a R$ 4,076.
Segundo a Guide Investimentos, o sentimento otimista dos investidores reflete diretamente a votação da reforma da Previdência, concluída nesta terça, e, porque agora o governo poderá virar a página e seguir em frente com uma agenda de reformas necessárias para alavancar o crescimento de uma economia "anêmica".

Faltando contar 2,6% dos votos, site
oficial da apuração na Bolívia sai do ar
O site oficial que divulga a apuração das eleições na Bolívia saiu do ar na noite desta quarta-feira (23), quando faltavam computar 2,6% das atas eleitorais. Mais de 97% dos votos foram contabilizados pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia, mostrando o presidente Evo Morales com 46,6% dos votos e Carlos Mesa com 36,9% - resultado que exigiria segundo turno entre os dois candidatos. Na Bolívia, o ganhador precisa de 50% dos votos mais um, ou 40% dos votos com vantagem de mais de dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado, para evitar um segundo turno.
O site da Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (Trep) mostra a seguinte mensagem, em inglês, quando acessado neste momento: "O que aconteceu? Este website está usando um serviço de segurança para se proteger de ataques online".

Vice do TSE da Bolívia renuncia em
meio a acusações de fraude nas eleições
O vice-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia Antonio Costas, renunciou nesta terça-feira (22) por supostos "desacordos" com a decisão de suspender a publicação da contagem rápida após a eleição presidencial de domingo. A saída de Costas coloca em situação crítica o órgão eleitoral, que tem sido alvo de denúncias da oposição.
Os oposicionistas acusam o tribunal por suposta fraude em favor do presidente Evo Morales, que busca um quarto mandato. Segundo a carta de renúncia enviada por Costas ao vice-presidente Álvaro García Linera, sua decisão ocorreu por causa da "desatinada decisão da sala plena do tribunal de suspender a publicação de contagens".

Evo Morales denuncia “golpe” e
declara estado de emergência na Bolívia
Para se defender da suspeita de fraude nas eleições presidenciais, Evo Morales fez um pronunciamento na manhã desta quarta-feira (23) para denunciar uma "tentativa de golpe" contra ele.
Na esteira da "denúncia", o atual presidente declarou estado de emergência para "defender a democracia" no país. “Quero denunciar ao mundo que um golpe de estado está em andamento. A direita o preparou com apoio internacional", afirmou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário