quinta-feira, 5 de setembro de 2019






Internacional e Athletico-PR farão final da Copa do Brasil
A Copa do Brasil conheceu seus finalistas na noite desta quarta-feira. Em Porto Alegre, o Internacional voltou a vencer o Cruzeiro, desta vez por 3 a 0, no Beira-Rio, e agora enfrentará o Athletico Paranaense na decisão da competição. Paolo Guerrero foi o nome da partida, marcando dois gols. Edenílson fechou o placar no fim do jogo. Em Curitiba, o Athletico se classificou após vencer o Grêmio nos pênaltis, por 5 a 4, depois de vitória por 2 a 0 no tempo normal. Nikão e Marco Ruben marcaram os gols do time rubro-negro na partida, disputada na Arena da Baixada.

Grupo da Lava Jato na PGR entrega o cargo em protesto contra Raquel Dodge
A procuradora-geral da República, Raquel Dodgesofreu a maior baixa na sua gestão na Procuradoria-Geral da República (PGR) com a entrega coletiva de cargos entre os procuradores que investigam os casos da Operação Lava Jato. Até o braço-direito de Dodge na área criminal, Raquel Branquinho, deixou o posto. A equipe da PGR responsável por cuidar dos casos da Operação Lava Jato decidiu pedir o desligamento do cargo, sob a alegação de "incompatibilidade" com entendimento de Raquel Dodge. O mandato de Dodge, alvo de crescente insatisfação interna dentro do Ministério Público Federal, se encerra no dia 17 deste mês.

CCJ do Senado aprova relatório da reforma da Previdência
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o parecer do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre a reforma da Previdência. O relatório foi aprovado por 18 votos a sete e agora está pronto para discussão e votação em Plenário. Sete destaques (pedidos pontuais de mudança) feitos para modificar o texto principal foram rejeitados. Apenas um, que determina que a pensão por morte não possa ser inferior a um salário mínimo, foi aprovado em votação simbólica.
Os senadores aprovaram ainda a criação e encaminhamento da PEC paralela da Previdência, proposta pelo relator para abarcar partes das mudanças feitas no texto principal. O texto da PEC paralela seguirá direto para discussão em Plenário, quando poderão ser apresentados destaques.


Bahamas confirma 20 mortos pelo furacão Dorian
O número de mortos pelo furacão Dorian nas Bahamas passou de sete para 20, e ainda poderá aumentar, anunciou nesta quarta-feira (4) o ministro da Saúde do arquipélago caribenho, Duane Sands. Segundo o ministro, "os trabalhos de resgate e verificação nas casas inundadas apenas começou". Ele ainda informou que 17 das vítimas são das Ilhas Ábaco, que receberam o Dorian com categoria 5 no domingo, e três são de Grande Bahama, que foi atingida pelo Dorian na segunda-feira, na categoria 4.
E enquanto as equipes continuam os trabalhos de busca por sobreviventes e evacuação, parentes e amigos tentam desesperadamente encontrar pessoas que desapareceram nas Bahamas em meio ao caos após a passagem do furacão. Com dificuldades de comunicação, as pessoas têm recorrido às mídias sociais para tentar encontrar os seus entes queridos.

Queimadas na Amazônia
Estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) aponta que 33% das queimadas registradas na Amazônia neste ano estão localizadas em propriedades privadas. A análise utilizou os registros de focos de calor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no bioma amazônico detectados pelo Aqua, satélite de referência para os dados. O número de queimadas foi cruzado com oito classes fundiárias e também com alertas de desmatamento do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Fundo eleitoral
Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que pode aumentar o valor do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundo eleitoral. Agora, o texto seguirá para o Senado.
O projeto aprovado pela Câmara retira a previsão de o fundo ser abastecido com 30% das emendas de bancada, abrindo margem para novo percentual. Valor para 2020 é de R$ 1,8 bi.

Inquéritos parados no Rio
Estão suspensas na Polícia Civil do Rio cerca de 140 investigações envolvendo o crime de lavagem de dinheiro. O motivo é a decisão do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que interrompeu – temporariamente – inquéritos embasados em relatórios de inteligência financeira que não tivessem autorização judicial. A apuração sobre acusado de matar Marielle, por exemplo, está parada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário