terça-feira, 24 de setembro de 2019




Bolsonaro na ONU
O presidente Jair Bolsonaro fará hoje, às 10h, seu primeiro discurso como chefe de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA).
Antes do discurso, a programação do brasileiro prevê um encontro com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres. À tarde, está prevista uma visita ao ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. À noite, embarca de volta para Brasília.

Hacker da Lava Jato tentou se passar por Joice para enviar mensagem à imprensa
Procurador da República, Wellington Divino Marques de Oliveira detectou indícios de que os hackers da Lava Jato chegaram a fabricar mensagens no celular da líder do governo Bolsonaro no Congresso, Joice Hasselmann (PSL). A suspeita foi apontada após a segunda fase da Operação Spoofing.
Segundo o procurador, "foram encontradas conversas do aplicativo Telegram em que Luiz Henrique Molição", preso na última quinta (19) na segunda fase da Operação, "instrui Walter Neto ('Vermelho') a enviar uma nota para um jornalista através da conta da deputada federal Joice Hasselmann, sendo que, após uma breve troca de opiniões, os dois escolhem o destinatário da mensagem falsa". "Vermelho", suposto líder dos hackers, foi preso na primeira etapa da Operação Spoofing, deflagrada em 23 de julho. Apontado como líder dos hackers, ele confessou ter mantido contato com o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept, que tem divulgado os diálogos atribuídos a Moro, a Deltan e a outros procuradores da Lava Jato.


Desembargador que soltou Garotinho e Rosinha é alvo de operação da PF
O desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ, é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça-feira (24) por suspeita de venda de sentença. Mandados de busca e apreensão são cumpridos na casa do desembargador, no gabinete do TJ-RJ e em um endereço em Resende. Siro Darlan já é investigado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo mesmo motivo. No início de setembro, Siro Darlan soltou Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, ex-governadores do Rio de Janeiro, menos de 24 horas depois de serem presos. Darlan também é alvo de representação na presidência do TJ-RJ e de investigação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Abuso de autoridade
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou para esta terça-feira uma sessão do Congresso Nacional destinada a analisar vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Legislativo, o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e propostas que liberam créditos para vários ministérios.
Entre os vetos presidenciais que serão analisados – que podem ser derrubados ou mantidos – estão os vetos ao texto sobre abuso de autoridade. No último dia 5, o presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que define as situações que podem ser consideradas abuso de autoridade.

Após xingar advogada, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas vira réu no STJ
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Tutmés Airan de Albuquerque Melo, virou réu por ter xingado uma advogada em mensagens enviadas a jornalistas pelo WhatsApp. A decisão é da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Pelo que diz o processo, a advogada tributarista Adriana Mangabeira pedia na Justiça o recebimento de honorários por uma ação na qual atuou e apontou suspeitas de corrupção por parte do desembargador. Ela chegou a apresentar uma representação contra ele no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A declaração do desembargador foi uma reação ao ser procurado por jornalistas para comentar as acusações. Segundo o inquérito, ele a chamou de “vagabunda”, “sacana” e “desonesta”. A advogada, então, entrou com uma queixa-crime contra o magistrado.

Augusto Aras
Após finalizar seu giro pelos gabinetes dos senadores, o subprocurador Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo procurador-geral da República, dedicou os últimos dois dias à preparação para a sabatina desta quarta-feira (25) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Aras já avalia rever medidas adotadas por Raquel Dodge na reta final do mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário