sexta-feira, 23 de agosto de 2019






Justiça do Rio decreta falência de empresa de Eike Batista
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou a falência da MMX Mineração e Metálicos, empresa fundada por Eike Batista. A decisão foi tomada dentro do processo que analisava o pedido de recuperação judicial, apresentado em novembro de 2016. A MMX informou, em comunicado, que vai recorrer da decisão, e que deixará os acionistas e o mercado informados sobre os passos futuros.
Com a falência, os bens da empresa devem ser vendidos para pagamento das dívidas. De acordo com a sentença, o prazo dos credores para apresentar seus créditos ao juízo é de 15 dias. A MMX Corumbá Mineração, subsidiária da MMX Mineração e Metálicos também foi atingida com a medida
No início do mês, Eike Batista foi preso, e logo libertado, sob acusação de crimes de informação privilegiada e manipulação de mercado praticados em bolsas de valores no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Irlanda entre 2010 e 2015. Em 2018, o empresário também foi condenado em primeira instância a 30 anos de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro, na chamada Operação Eficiência.

Boletos poderão ser usados para depósitos em contas
O Banco Central decidiu autorizar que clientes de bancos e de instituições de pagamentos possam utilizar boletos bancários para fazer depósitos em suas próprias contas. Para isso, o boleto será emitido em nome do próprio titular da conta. Na prática, um cliente de banco que more em uma cidade sem agência bancária ou rede 24 horas, por exemplo, poderá utilizar um boleto bancário, emitido em seu nome, para fazer depósito na instituição. Para isso, basta pagar o boleto.
Essa possibilidade vale para todas as instituições, inclusive para os chamados "bancos digitais", caracterizados pela relação com os clientes via aplicativos, e não por redes físicas de atendimento.

Seguro veicular pode cair até 10% com mudança em regra federal
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle e fiscalização do segmento, prepara uma medida que deve reduzir o preço dos seguros de automóveis, além de aumentar o tamanho da frota segurada, que hoje gira em torno de 35% dos veículos que rodam pelo país. A informação é do jornalista Lauro Jardim, em seu blog n'O Globo.
A autarquia, ligada ao Ministério da Economia, decidiu por flexibilizar a utilização de peças de reposição não originais para reparos. Anteriormente, as seguradoras só podiam usar autopeças que fossem de fabricação própria das montadoras, sem brecha para lançar mão de produtos similares. A expectativa da própria Susep é de que a medida puxe para baixo o valor das apólices em pelo menos 10%. A alteração tem potencial, também, para diminuir a receita das montadoras, que perdem uma fatia de mercado.

Oi lidera lista das 20 empresas com os maiores prejuízos do 2° trimestre de 2019
A Oi lidera a lista das vinte empresas com os maiores prejuízos no período de abril a junho de 2019. O levantamento feito pela Economática mostra que o grupo teve R$ 1,56 bilhão de prejuízo no trimestre, com queda de 22% nas receitas. A empresa já anunciou um plano de desinvestimentos e venda de ativos até o quarto trimestre.
A lista das maiores perdas coloca em segundo lugar o Carrefour Brasil, com prejuízo de 949 milhões de reais, enquanto a empresa de energia elétrica Renova aparece em terceiro. O levantamento apontou, ainda, que entre os empreendimentos com os piores resultados, cinco são do setor de construção e três estão ligados ao comércio.

PF faz buscas no BTG Pactual em nova fase da Operação Lava Jato
A Polícia Federal faz buscas na sede do banco BTG Pactual na 64ª fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta sexta-feira (23).
De acordo com a Polícia Federal, são 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo a PF, a investigação apura fatos de diferentes inquéritos e foi impulsionada pelo acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antonio Palocci.
O objetivo desta fase é identificar os beneficiários da planilha “Programa Especial Italiano”, gerida pelo setor de propinas da Odebrecht, como eram feitas as entregas de valores ilícitos a autoridades.
Esta etapa também busca esclarecer a existência de corrupção envolvendo o BTG Pactual em um projeto de no continente africano que pode ter causado prejuízo aos cofres públicos de R$ 6 bilhões em valores atualizados.
A fase foi batizada de “Pentiti”, que significa “arrependidos”. O termo é usado na Itália para se referir a integrantes de organizações criminosas que, após serem presos, se arrependeram e decidiram colaborar com as autoridades nas investigações.

Dodge pede a Bolsonaro que vete projeto sobre abuso de autoridade
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta quinta-feira (22) ao presidente Jair Bolsonaro para vetar integral ou parcialmente o projeto que trata do abuso de autoridade.
A proposta foi aprovada pela Câmara na semana passada, e Bolsonaro tem até 5 de setembro para sancionar, vetar parcialmente ou vetar a íntegra do texto.
Raquel Dodge esteve no Palácio do Planalto e o encontro com o presidente da República durou cerca de 50 minutos.
Segundo a Procuradoria Geral da República, Raquel Dodge disse a Bolsonaro que a lei não pode enfraquecer as instituições do sistema de Justiça, sem as quais o crime e os ilícitos "prosperam" e os conflitos sociais seguem "sem solução".
O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, já afirmou que Bolsonaro vetará alguns pontos do projeto. O próprio presidente tem manifestado ver necessidade de vetar alguns itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário