terça-feira, 30 de julho de 2019






Rombo nos estados
Os governadores estão diante de uma bomba-relógio. Nos últimos quatro anos, o déficit previdenciário dos estados mais do que dobrou.
Os estados foram excluídos da reforma da Previdência aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados e vão ter de lidar com um rombo de R$ 144,6 bilhões das aposentadorias dos regimes próprios neste ano, segundo o economista Paulo Tafner, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em quatro anos – de 2015 até 2019 –, estima-se que o rombo cresça 137%.
Sem a certeza de que serão incluídos na reforma da Previdência, os governos estaduais já começam a estudar uma alternativa própria para resolver a questão da aposentadoria dos servidores públicos e garantir a sustentabilidade das finanças públicas.

Massacre no Pará
O governo do Pará confirmou a morte de 57 presos após confronto entre facções criminosas dentro do Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste do estado. Ontem, líderes do Comando Classe A (CCA) incendiaram cela onde estavam internos do Comando Vermelho (CV). O governo diz que 41 pessoas morreram asfixiados e 16 foram decapitados.
O governo estadual vai transferir 46 presos envolvidos no confronto, dos quais 16 foram identificados como líderes das facções criminosas. Dez irão para presídios federais, e os demais serão redistribuídos por presídios no Pará. A lista das vítimas até agora não foi divulgada.

‘Responsáveis por barbárie deveriam ficar para sempre em presídios federais’, diz Moro
Após confirmar publicamente que o Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizou vagas no Sistema Penitenciário Federal para transferir líderes do conflito entre facções criminosas no Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Pará, o ministro Sergio Moro comentou o caso. “De imediato, vamos disponibilizar vagas em presídios federais para isolar os responsáveis pela barbárie. Na minha opinião, deveriam ficar recolhidos para sempre em presídios federais”, opinou via Twitter sobre a rebelião em Altamira.
Segundo ele, a Força Nacional foi mobilizada e ações de inteligência foram intensificadas para acompanhar as repercussões do fato. Em nota do MJSP, ele lamentou as mortes e promoveu uma reunião de emergência para tratar do assunto. Ao todo, pelo menos 57 mortes foram confirmadas, com 16 presos decapitados.

Hacker que invadiu celulares pode pegar 70 anos de prisão
O hacker suspeito de invadir celulares de autoridades pode pegar 70 anos de prisão. Walter Delgatti Neto, preso na terça-feira (23) na operação Spoofing, pode responder pelos crimes de interceptação de comunicação e invasão de dispositivo de informática. O cálculo é feito a partir das confissões feitas à Polícia Federal, de tentativa de invasão a 14 aparelhos, que resultam em 56 anos de prisão, além do outro dispositivo previsto na legislação penal. A PF estima que o número de vítimas possa chegar a mil.


Bretas nega recurso de réu baseado em decisão de Toffoli
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, negou nesta segunda-feira (29) o primeiro recurso de um réu da Lava Jato com base na decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu investigações que tenham usado dados de órgãos fiscalizadores sem autorização judicial prévia. Acusado de atuar como operador no esquema do ex-governador Sérgio Cabral, o economista Lineu Castilho Martins havia pedido a suspensão do processo a que responde com base no que escreveu Toffoli.
Ao negar o pedido, Bretas alegou que a denúncia contra Martins "foi instruída com 37 documentos, o que equivale dizer que a ausência ou a retirada do relatório do COAF não modificaria as decisões até agora tomadas." Ou seja, ela não dependeria exclusivamente dos relatórios do órgão.

'Caçadores de Gansos' em Queimados
A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou 23 vítimas da milícia conhecida como "Caçadores de Gansos", que age em Queimados, município da Baixada Fluminense.
Investigadores acreditam que possa haver ossadas de outros corpos no local onde foi encontrado um cadáver carbonizado e que pode chegar a 100 a quantidade de assassinatos cometidos pelo grupo criminoso.
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) fará buscas para encontrar cemitérios clandestinos e outros lugares onde possam estar os corpos das vítimas.

Futebol
Taça Libertadores
19h15: Cruzeiro x River Plate
21h30: Palmeiras x Godoy Cruz
Copa Sul-Americana
21h30: Fluminense x Peñarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário