quarta-feira, 3 de julho de 2019






Moro e os deputados
A reunião conjunta de três comissões da Câmara – em que parlamentares ouviram explicações do ministro da Justiça, Sergio Moro, sobre mensagens atribuídas a ele e divulgadas pelo site The Intercept – foi encerrada na noite de ontem depois de uma confusão entre deputados.
O tumulto aconteceu após cerca de oito horas de reunião, depois que o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ofendeu Moro. A fala de Braga gerou revolta de deputados que apoiam o ministro. Parlamentares e assessores, então, cercaram a mesa da presidência da reunião.
Moro deixou o colegiado. A deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos.

Copa América
Jogar no Mineirão não é problema para o Brasil. É perigo, sim, para a Argentina. A seleção brasileira foi eficiente, contou com a sorte quando precisou, e bateu a equipe de Lionel Messi por 2 a 0 nesta terça-feira para garantir vaga na final da Copa América. Pela segunda vez em menos de três anos os argentinos vieram para Belo Horizonte e vão embora com derrota. O presidente Jair Bolsonaro esteve presente e acompanhou a partida ao lado de ministros e do ex-jogador Cafu.

Previdência
O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PL-AM), convocou reunião para esta quarta-feira com coordenadores das bancadas partidárias no colegiado. O grupo vai definir os próximos passos da tramitação da proposta.
Devido à reunião, não há previsão de sessão na comissão especial. Ramos informou que será a partir do que decidirem os coordenadores que será anunciado o calendário de votações da proposta e ressaltou que, se houver acordo, pode chamar sessão da comissão ainda para esta quarta.
“Pra votar, tem que ter voto. Não dá pra votar sem ter a segurança da garantia de votos para a aprovação da matéria. Então, enquanto houver questionamentos de um ou outro partido, a gente precisa ter segurança, responsabilidade com o futuro do país”, disse o presidente da comissão.

Eclipse
Milhares de pessoas aplaudiram o eclipse total de Sol nesta terça-feira, 2, no norte do Chile, onde estão os céus mais limpos do planeta. Os gritos dos espectadores cresciam à medida que a Lua cobria o Sol por completo. O fenômeno começou no Pacífico, chegou ao norte do Chile e atravessou a Argentina, em uma rota de cerca de 11 mil quilômetros. No Brasil, foi visto de forma parcial em algumas cidades, como Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Proteção de dados
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 2, por unanimidade uma proposta que insere a proteção de dados pessoais, inclusive os disponíveis em meios digitais, no rol de garantias fundamentais estabelecido pela Constituição Federal. Agora, a matéria deverá passar pelo crivo da Câmara dos Deputados. A PEC também estabelece a exclusividade da União para legislar sobre a proteção e o tratamento dessas informações.

Copa feminina
Os Estados Unidos vão disputar a quinta final de Copa do Mundo feminina de futebol. As americanas confirmaram o favoritismo, nesta terça-feira, e venceram a Inglaterra, por 2 a 1, em Lyon, na França, na abertura das semifinais do torneio. Christen Press e Alex Morgan marcaram os gols da equipe vencedora e Ellen White, o das inglesas. Agora, a equipe norte-americana aguarda as vencedoras de Holanda x Suécia.

Crime organizado
Uma operação da Polícia Civil mira 7 pessoas suspeitas de integrar a maior milícia do estado do Rio de Janeiro. Um dos alvos é um PM reformado que teria envolvimento em um esquema que movimentou R$ 42 milhões por meio de uma empresa de exploração de areia e saibro entre 2012 e 2017. A operação cumpre ainda 11 mandados de busca e apreensão.

Facção em SP
A Polícia Civil de São Paulo cumpre 38 mandados de prisão temporária, 46 de busca e apreensão e 16 buscas administrativas em uma operação contra uma célula ligada ao Primeiro Comando da Capital. O grupo é suspeito de cooptar novos integrantes para a facção por meio do oferecimento de benefícios para parentes de presos em troca do uso de contas bancárias para movimentar dinheiro do tráfico de drogas.

Criador do Mustang
Morreu ontem nos Estados Unidos Lee Iacocca, aos 94 aos. O executivo criou o lendário Ford Mustang, um dos carros esportivos mais adorado em todo o mundo. Além de dirigir a Ford, ele reergueu a Chrysler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário