terça-feira, 16 de julho de 2019






Fome na América Latina atinge 42,5 milhões
O número de pessoas atingidas pela fome na América Latina e no Caribe cresceu em 2018 pelo terceiro ano consecutivo e já afeta 42,5 milhões de pessoas, em grande parte pela desaceleração econômica da região e pela crise na Venezuela, indicou ontem um relatório da ONU. Segundo o documento, a porcentagem de pessoas que passam fome aumentou de 6,2% da população, em 2015, para 6,5%, em 2017, um nível que se manteve em 2018. É na América do Sul onde vive a maioria das pessoas desnutridas da região.

Brumadinho
A Vale e o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Minas assinaram acordo nesta segunda-feira, 15, estabelecendo os termos das indenizações a parentes de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, que aconteceu no dia 25 de janeiro. Segundo o MPT, cônjuges ou companheiros, filhos, mães e pais de pessoas que morreram em decorrência da tragédia deverão receber individualmente R$ 700 mil, valor que engloba reparação ao dano moral e pagamento de seguro por acidente de trabalho; irmãos receberão R$ 150 mil.
.
Vaga no STF
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta segunda-feira, 15, que seria natural a indicação de um evangélico para o Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do presidente Jair Bolsonaro e que isso não se daria pelo aspecto religioso, e sim pela capacidade. "Se a Suprema Corte é igualitária, representa todos os interesses, e nós nunca tivemos um ministro evangélico, por que não ter um ministro evangélico na Suprema Corte?", questionou a ministra. Já o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou nesta segunda-feira, 15, que o presidente Jair Bolsonaro "buscará um alinhamento ideológico" ao escolher nomes para as duas vagas que serão abertas no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o seu mandato.

Senado deve avaliar reforma em dois meses
Após o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), avaliar ser possível votar a reforma da Previdência na Casa até dia 5 de setembro, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), disse nessa segunda-feira, 15, que considera o prazo "muito otimista", e que prevê 60 dias para que os senadores analisem a proposta de novas regras para a aposentadoria. Depois que for votado em segundo turno na Câmara, o texto precisa passar pelo Senado Federal. "Com 60 dias é um tempo confortável, agosto, setembro", disse a senadora.

Força-tarefa da Lava Jato se reúne com a PGR
Integrantes da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba se reúnem nesta terça-feira (16) em uma reunião com Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, a partir das 14h30. O encontro ocorre em meio às divulgações de mensagens atribuídas a procuradores e ao ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. O encontro seria uma reunião de rotina com a força-tarefa. Ontem, novas publicações revelam um suposto combinado entre Moro e Dallagnol sobre fases da Lava Jato.

Campanha contra Lava Jato está “beirando o ridículo”
"Sou grande defensor da liberdade de imprensa, mas essa campanha contra a Lava Jato e a favor da corrupção está beirando o ridículo. Continuem, mas convém um pouco de reflexão para não se desmoralizarem. Se houver algo sério e autêntico, publiquem por gentileza” publicou o Ministro Sérgio Moro em sua conta no Twitter nessa terça-feira (16).

Nova tabela de frete está no gatilho do governo
Nesta segunda-feira (15), o ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas, afirmou que o governo deve reajustar o valor de fretes para motoristas. Segundo ele, está sendo fechada um nova tabela de frete: até o dia 20 de julho, ou seja, até sábado caminhoneiros saberão até o próximo sábado os valores mínimos que devem receber por viagens.
“Procurou-se estabelecer o que é um valor justo de frete de cada um dos tipos de carga, de equipamento e das distâncias percorridas. A tabela foi trabalhada com todas as partes e a gente conseguiu construir um consenso”, comentou sobre a nova tabela de frete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário