terça-feira, 25 de junho de 2019






O veranico de maio!

Sei que muitos não gostam, preferem o verão, mas o inverno é quase que uma necessidade para que o clima funcione de forma normal. Afinal, nunca devemos esquecer que muitos são do tempo em que ainda havia o “veranico de maio”, um calorzinho que obrigava a agente a tirar roupas mais leves do armário.

Hoje, por exemplo, estamos quase chegando ao mês de julho e o frio nem deu o ar da graça. Estamos vivendo o “veranico de maio e junho”.

Não estou reclamando, simplesmente gostaria de ter temperaturas normais para a época, sem muito frio, mas também sem tanto calor. A previsão é de que hoje, assim como ontem, os termômetros marquem 29 graus.

Vamos combinar que, tá certo que faz alguns anos, o mês de junho já era bem frio. Julho aumentava e agosto nem se fala. Lembro muito bem que a gente, quando era guri, sempre dizia que quem passasse pelo agosto era um vencedor. Brincadeira, é claro, principalmente para ‘inticar’ com os mais velhos.

Quem tem algum problema respiratório, como eu, sofre mais com a mudança, as vezes brusca, de temperatura. Tempo úmido, então, é um veneno para quem tem asma, bronquite e coisas do gênero. Somos sobreviventes e reféns do tempo.

Pois os institutos de meteorologia estão informando que teremos muita chuva a partir da tarde de hoje. E a água virá acompanhada de vento e queda da temperatura. Dizem os entendidos, que em algumas regiões teremos frio de 5º, ou até menos. Somos ou não sobreviventes?

Como certamente devo ter um pouco mais de idade (nem falo em experiência) que alguns, recomendo cautela para as próximas horas. Aquela roupa quente que ainda não saiu do armário, deve ficar de sobreaviso. Quem sabe, a partir de agora, a gente tenha, pelo menos, alguns dias de frio, de inverno. Mas que ele venha sem aquela chuva fininha e quase permanente, pois a umidade que vem junto é um veneno para a saúde. Falo por mim.

Tenham, todos, um Bom Dia!

Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário