quarta-feira, 26 de junho de 2019






Nós, os sobreviventes!

Quando falo que somos sobreviventes do clima no Rio Grande do Sul, muitos acham que sou exagerado. Não sou, e provo.

Durante a semana tivemos temperaturas bem altas. No final de semana, muita gente aproveitou para curtir até uma praia. Ontem  os termômetros andaram beirando os 30 graus, mais precisamente 29.

No meio da tarde, a coisa começou a mudar de figura. Uma chuva começou a ameaçar Porto Alegre e caiu, com força, no final da tarde, início da noite. Resultado: a temperatura começou a cair.

Hoje amanhecemos, sem chuva, mas com uma temperatura de 9 graus, ou seja, de ontem para hoje, a queda foi de 20 graus, repito, de 20 graus em menos de 24 horas.

Agora estamos aqui, cheios de roupa, casacos de lã, botas, gorros e mantas. Tudo para proteger o corpo do frio e da umidade que tomou conta do Estado. E os meteorologistas dizem que vai ficar assim, até que, de um dia para outro, os termômetros voltem a subir e marcar 19, 25, 29 graus.

Daí eu pergunto: não somos sobreviventes? Não temos que ter um índice enorme de pessoas doentes, crises de asma, bronquites e até pneumonias em profusão? Muitos apelam para medicamentos especiais, buscam refúgio em casas com ar quente, lareira, e cobertas pesadas. Outros, mais chegados, bebem vinho tinto sob a justificativa que ajuda a manter a temperatura do corpo. Em alguns casos, uma boa desculpa!

Aquilo que escrevi ontem (25) fica prejudicado pela chegada, com toda a força, do frio que, em algumas cidades do interior, chegou com a chuva e ventos fortes.  Lá em São Gabriel, por exemplo, um amigo me disse que o frio é tão grande que alguns já estão usando camisas de manga, mas de tecido leve!

Só brincando para poder sobreviver a mudanças tão bruscas na temperatura.  Para quem trabalha no Centro Histórico durante o dia, e tem que estar na TVE, no Morro Santa Teresa no começo da noite, como eu, é muito difícil preservar a saúde e evitar problemas respiratórios.

Só me resta desejar aos sobreviventes do clima gaúcho, votos sinceros de que tenham, todos, um Bom Dia!

Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário