terça-feira, 16 de abril de 2019






O presidente do Clube de Opinião, entidade que reúne jornalistas de opinião de Porto Alegre, envia nota de repúdio à censura imposta pelo STF a veículos de comunicação.

- Não podemos pensar que, como não é conosco diretamente, isso não nos atinge. Pelo contrário, o que nossa suprema Corte está fazendo é próprio de ditaduras. Temos que levantar nossa voz contra isso.



Clube de Opinião repudia censura do STF a veículos de comunicação

O Clube de Opinião, que reúne alguns dos principais jornalistas do Rio Grande do Sul, vem a público repudiar, com veemência, o ato de censura imposto pelo Supremo Tribunal Federal à revista Crusoé e ao site O Antagonista. 


Causa-nos enorme preocupação que a suprema Corte, responsável pela salvaguarda da Constituição Federal, invista contra um dos princípios fundamentais de nossa Carta Magna: a Liberdade de Imprensa. 

A liberdade para que profissionais de imprensa possam investigar, apurar, escrever e publicar informações — agradem essas, ou não, aos poderosos de plantão — é parâmetro aferidor e garantidor, de qualquer democracia. 

Os últimos movimentos do STF, com a abertura de inquérito para investigar manifestações contra a instituuição e seus ministros, e que no dia de ontem, 15 de abril, culminou com a censura imposta a veículos de comunicação, se configura numa preocupante escalada ditatorial, uma ameaça à nossa claudicante democracia. 

Esperamos — e mais do que isso, exigimos — uma mudança urgente no posicionamento da nossa corte constitucional, a fim de que todos nós brasileiros, e em especial a imprensa de nosso país, possamos ter garantia, assegurada e reafirmada nossas liberdades mais caras e voltemos a respirar ares de plena democracia em nosso país! 

Porto Alegre, 16 de abril de 2019. 
JULIO RIBEIRO 
Presidente do Clube de Opinião RS C

Nenhum comentário:

Postar um comentário