segunda-feira, 1 de abril de 2019






Consumidor em Pauta

Foi em 2003 que o Professor Cláudio Bonatto, o Dr. Santini, os desembargadores Francisco Moesche Paulo Valério estiveram na TVE para oferecer um programa que tratasse, exclusivamente de Direito do Consumidor. Depois de alguma conversa, o saudoso e querido diretor de Programação, Adão Oliveira, ligou para o meu ramal e pediu que eu subisse até a sala da presidência. Subi.

- Queres apresentar um programa sobre Direito do Consumidor?

Fiquei olhando para ele e como não sou de negar desafios, disse que estava pronto, mas solicitei a gravação de um piloto para que a gente sentisse como seria o programa.

Dito e feito. Marcamos a gravação do piloto que ficou tão bom que acabou indo ao ar.
De lá para cá o programa foi crescendo, ficou maior e iniciou uma sequência de apresentações diárias com a inclusão de outras áreas do direito.

Ficamos assim até 2010 quando o PT assumiu o governo. Um diretor de programação, cujo nome nem lembro, mas que durou pouco tempo no cargo, depois de um chá de banco, me disse que programa sairia do ar. E ficamos durante os quatro anos no desastrado governo Tarso, esperando uma nova oportunidade. 

Ela veio em 2017, quando o Orestes Andrade era presidente da TVE. Depois de uma reunião que tive com o Cleber Benvegnú, então Secretário de Comunicação, acertamos detalhes e o programa voltou ao ar. Era de 15 minutos e logo passou a ter meia hora.

Com a chegada do Governador Eduardo leite, novamente o programa deu uma parada. Era preciso assinar um novo contrato de voluntariado.

Demorou um pouco, mas nem tanto para que os telespectadores tenham esquecido nem perdido o hábito de sintonizar a TVE às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Hoje, estamos retornando. E volto com um dos fundadores do programa, o Professor Claudio Bonatto, falando de Direito do Consumidor. Na sequência teremos Direito do Trabalho, de Família e Previdenciário.

Acho que nem preciso falar da alegria que estou sentindo ao retornar e retomar um espaço de utilidade pública. Aliás, tenho para mim que a TVE deve ser um espaço destinado a prestar um bom serviço de utilidade pública. Uma emissora estatal deve, no meu entendimento, atender aos anseios da população. Se uma programação comercial como a das televisões tradicionais apresenta entretenimento variado, uma emissora como a TVE tem o dever de dar atendimento ao público. Acho que o sucesso do Consumidor em Pauta está exatamente no fato de dar ao telespectador a oportunidade de esclarecer dúvidas e perguntar sobre problemas que, quase sempre, são seus e de muitas outras pessoas.

Então, minhas queridas amigas e amigos, estamos de volta. A partir das 18h30 de hoje, estaremos no ar com o Consumidor em Pauta. Embora a data, não vá ficar pensando que se trata de um 1º de abril. É só confirmar.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário