segunda-feira, 8 de abril de 2019






A força dos grandes

Hoje é segunda-feira de uma semana que pode ser decisiva para muitos times de futebol no Brasil. Muitos? Ou os de sempre?

Não gosto muito de comentar sobre futebol neste espaço, mas desde sábado estou espantado com a mesmice que tomou conta do futebol brasileiro. As decisões acabam sempre envolvendo os mesmos times. Quando um dos chamados pequenos consegue chegar até próximo de uma semifinal, é invariavelmente derrotado pelo adversário, sempre um time dos chamados grandes.

Aqui no Rio Grande do Sul o campeonato será decidido em dois Grenais. Caxias e São Luiz até que se esforçaram, mas acabaram sucumbindo diante do poder de elenco da dupla. Assim, com a decisão do gauchão, metade dos gaúchos festejará e a outra metade ficará em último lugar. Sim, pois aqui não existe vice-campeão. Quem acaba em segundo lugar, é como se tivesse perdido tudo. Afinal, são sempre os mesmos que disputam o título. Raramente aparece um adversário que retira de Internacional e Grêmio, o título de Campeão Gaúcho.

No Rio de Janeiro, Flamengo e Vasco decidirão o Campeonato Carioca. O Flamengo empatou com o Fluminense e ficou com a vaga. O Vasco sofreu, mas venceu o inesperado Bangu, que no meu tempo de guri era chamado de “os mulatinhos rosados”, ou time da fábrica.  O resultado foi de 2 X 1, o que demonstra a garra dos jogadores do Bangu.

Em Minas Gerais, adivinhem: claro Cruzeiro e Atlético farão os dois jogos que decidirão o título mineiro. No sábado o Cruzeiro venceu ao América Mineiro e no domingo o Atlético goleou o Boa Esporte. Cruzeirenses e atleticanos estarão frente a frente, mais uma vez, lotando o Mineirão.

Já o campeonato pernambucano, para variar, será decidido entre Sport e Náutico. O Náutico já estava classificado ao derrotar o Afogados. Ontem (domingo) o Sport venceu o Salgueiro. O Sport, que disputará a Série B, decidirá contra o Náutico que está na Série C.

No Paraná, mais uma vez Athlético e Coritiba farão os jogos finais. O Athlético derrotou o Rio Branco e o Coritiba eliminou o Londrina. Assim, campeonato paranaense repetirão o clássico Atletiba.

Em São Paulo, depois de dois empates em 0 X 0, o São Paulo do Cuca eliminou o Palmeiras do Felipão. Agora aguarda pelo resultado do jogo entre Corinthians e Santos que será disputado hoje (segunda). Mais uma vez, dois grandes do futebol brasileiro decidirão o título paulista.

Tem muito mais, mas acho que os seis exemplos que dei, mostram que os chamados times pequenos dificilmente com seguirão chegar ao topo. Parece que o futebol brasileiro se resume aos grandes times das capitais, já que são muito poucos os do interior que conseguem alcançar títulos que os levem a ser grandes também. Quando raramente conseguem, acabam no próximo ano pois gastaram tanto que não conseguem segurar nenhum de seus melhores jogadores.

A verdade é essa, meus amigos que gostam de futebol e que moram aqui no Rio Grande do Sul.  Uma terceira força, do jeito que as coisas estão, dificilmente surgirá, basta dar uma olhada nos jornais, na televisão, nos sites, nos portais de notícias. Grêmio e Internacional dominam amplamente os noticiários, afinal, todo o cronista, mesmo que desminta, é gremista ou colorado.

Acho que teremos que aguentar por muito tempo a força dos grandes.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário