quarta-feira, 20 de março de 2019






Um dois, feijão com arroz!

Fui criado ouvindo falar, e vivendo em casa, que arroz com feijão era comida de pobre. Na nossa casa, sempre havia feijão para misturar com arroz. Muitas vezes o almoço era arroz, feijão e carne. Era o que tinha de mais barato, o que podia ser oferecido pelo soldo de sargento de meu pai. Afinal, eram oito filhos mais a mãe e a vovó. E o soldo (salário) de sargento de meu pai era muito pouco para alimentar tanta gente.

Pois bem, a solução era arroz com feijão, mesmo porque, além de barato, um feijão tem seu valor, principalmente se estiver temperado e com um caldo grosso. Até hoje, muitas vezes, minha mulher prepara um feijão com linguiça, costela de porco, bacon e me obriga a me refestelar com um prato fundo que repito com muito prazer.

Hoje, ao abrir a internet e dar uma olhada no noticiário, coisa que faço todos os dias, me deparo com a informação que o quilo do feijão está custando R$ 8,00, ou seja, está entrando na faixa dos produtos só permitidos aos  mais abastados financeiramente. Um trabalhador pobre, que ganha pouco mais que um salário mínimo, que tenha dois filhos e a mulher, não pode se dar ao luxo de comer feijão todos os dias. Haja dinheiro para tanto.

Um quilo de arroz confesso, nem sei quanto está custando, mas sei que também deve andar escasso na mesa dos mais pobres. Arroz com feijão, então, nem pensar.

Meu comentário não tem por objetivo criticar os produtores de feijão, já que todos merecem viver dignamente, ganhar o suficiente e pagar a produção, que não deve ser barata. Meu comentário tem por objetivo entender o que nos levou a ver o feijão custando oito pilas o quilo.

Daí, quando escutamos alguém dizer que vai botar mais água no feijão, entendemos a dificuldade que deve ser para uma mãe pobre, mulher de operário que ganha um salário quase miserável, cozinhar para a família, por menor que seja, e muitas vezes não é tão pequena assim, com o preço do feijão.

Acho, sinceramente, que estamos chegando ao fim do tempo em que se afirmava que arroz com feijão era coisa para a mesa dos pobres. Vamos chegar ao momento em que, sem querer exagerar, um prato de feijão deverá constar do cardápio dos restaurantes mais caros e sofisticados.

Um dois, feijão com arroz, será coisa para rico!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário