quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

➤João de Deus - 2

MP-GO pede a prisão do médium


O Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO) protocolou, no fim da tarde desta quarta-feira (12), a o pedido de prisão preventiva do médium João de Deus, suspeito de praticar abusos sexuais em mulheres durante tratamentos espirituais, em Abadiânia, na região central de Goiás. Nesta manhã, João de Deus negou as denúncias e disse que era inocente 

O pedido foi protocolado por volta das 17h45 pelos promotores Luciano Miranda e Patrícia Otoni, na promotoria de Abadiânia. Os dois são responsáveis pela força-tarefa que investiga os supostos crimes sexuais. Na saída, eles não quiseram falar com a imprensa.

A medida foi requerida após o MP receber mais de 200 denúncias de supostas vítimas do líder religioso. O pedido deve ser analisado pelo juiz Fernando Chacha, que é responsável pela comarca de Abadiania.

A assessoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) informou que não pode confirmar nenhuma informação porque o caso está em segredo de Justiça.

O advogado de João de Deus, Alberto Toron disse que ainda não foi comunicado oficialmente sobre o pedido e que seu cliente segue à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos.

"Eu fui informado apenas pela imprensa, não recebi qualquer comunicação oficial, não conheço o teor do suposto pedido e, portanto, a única coisa que posso dizer é que o João de Deus voltou para Abadiânia e está à disposição da Justiça, como sempre esteve. Não me parece que haja qualquer necessidade da decretação da prisão preventiva. Por hora, é tudo que eu posso dizer", afirmou.

Portal G1

➤João de Deus

Médium reaparece e diz que é inocente


Foram dez minutos de tumulto e gritaria. Assim que desembarcou num Ford Ka branco, João de Deus foi cercado por seus funcionários,  fez uma visita de menos de 10 minutos na sala de atendimento e retornou. Jornalistas acompanharam o trajeto, mas foram impedidos de se aproximar do médium, que fez a primeira visita ao centro Dom Inácio de Loyola depois de ser acusado de abuso sexual por mulheres que buscaram a casa em busca de tratamento espiritual.  

No trajeto, funcionários gritavam: "Respeitem! Ele vai falar." A promessa, no entanto,  não se concretizou. Apesar do amplo espaço, não foi providenciado um local para a entrevista. Em um rápido pronunciamento que fez aos fiéis, no altar do centro, o médium afirmou que quer cumprir a lei brasileira. "Eu estou na mão da lei brasileira. O João de Deus ainda está vivo". Um vídeo gravado por funcionários sobre a fala foi distribuído para jornalistas.

Ele saiu sem dar entrevista, apenas disse, entre um grito e outro de seus funcionários,  no caminho de volta ao carro, que cumpria uma missão dada há 60 anos. E repetiu várias vezes: "Eu sou inocente".
Na confusão, voluntários chegaram a agredir jornalistas. A chegada no centro ocorreu por volta das 9h20, um horário pouco usual. João de Deus, cujo nome de batismo é João de Faria, horas antes havia desembarcado no aeroporto de Anápolis, de um voo procedente de São Paulo.

Esta foi a primeira aparição pública do médium, depois que mulheres vieram a público acusá-lo de abuso sexual. Passados cinco dias após as primeiras denúncias, mais de duas centenas de mulheres procuraram o Ministério Público para fazer relatos semelhantes. Pelo menos quatro inquéritos já foram abertos.

As denúncias afetaram o movimento da casa, onde atendimentos são realizados. Por volta das 8h30, cerca de 400 pessoas - incluindo crianças e duas pessoas de cadeiras de rodas - aguardam a chegada do líder espiritual.  Isso representa um terço do movimento habitual. Chico Lobo, um dos  funcionários da casa, afirmou que três ônibus - de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas - chegaram à cidade. "É menos que o de costume. Mas há também o impacto da proximidade das festas. Nesta época, tradicionalmente o movimento cai."

Funcionários e voluntários da casa começaram a chegar na casa Dom Inácio de Loyola mais cedo. "Sabíamos que seríamos necessários aqui. Ele sempre esteve presente com seu amor, agora estamos prontos para defendê-lo", disse Jacilda Oliveira Soares, que desde 1985 frequenta a casa. Há alguns anos, ela se dedica a organizar as filas de atendimento.

Primeiro, em geral, ingressam fiéis escolhidos pelo médium para formar a corrente de oração.  Eles ocupam uma sala próxima onde o líder costuma atender e ficam concentrados durante todo atendimento.  Para enfrentar as longas horas, muitos trazem travesseiros ou uma almofada especial, dobrável,  para proteger as costas e o quadril.  Nesta quarta eram cerca de 200 nessa condição.

Outras 200, a maioria usando roupas brancas, foram sentadas em cadeiras situadas num pátio coberto, aguardando atendimento. As pessoas são chamadas em grupos, de acordo com a frequência que vem à casa. De acordo com funcionários,  mesmo sem a presença de João de Deus,  os trabalhos podem ser realizados. "Onde ele estiver,  a energia dele estará aqui", dizia Jacilda.

Um dos fies, o professor José Raimundo, de 63 anos, saiu de Manaus em busca de atendimento. Ele disse que ficou sabendo das denúncias por meio da imprensa, mas que isso não abalou sua fé. “João já me curou de problemas na visão e de palpitações. Venho aqui há 40 anos. Se ele errou, tem que ser investigado. Mas isso não tira o poder da sua cura”, afirma.

Outra fiel, a assistente social Mara Ortiz também viajou a Abadiânia já sabendo das acusações. Ela saiu de Pelotas, no Rio Grande do Sul, na terça-feira, 11, em uma caravana. De acordo com ela, estavam confirmadas 28 pessoas no grupo gaúcho, pelo menos 18 desistiram de viajar após verem a repercussão do caso. “Ele não é um Deus. É humano”, diz Mara que ainda revelou ser a primeira vez em que pretende se encontrar com João de Deus.

Fato negativo


O prefeito de Abadiânia, José Diniz, divulgou uma nota na tarde de terça, em que diz ver as acusações contra o médium João de Deus como um fato negativo para o município. Segundo ele, a cidade "recebe semanalmente milhares de turistas que procuram a cura para as suas enfermidades e anseios, assim colaborando com o desenvolvimento da cidade". Ainda em nota, o prefeito diz que, às denúncias contra o médium João de Deus, devem ser investigadas e apuradas pelos órgãos competentes.

Agência Estado

➤ATENÇÃO



RS tem alerta de chuva intensa, granizo e vento de até 100 km/h

Após o Rio Grande do Sul registrar uma terça-feira (11) de calor intenso, a chuva retorna de forma generalizada ao RS durante esta quarta-feira (12). Na maior parte do Estado, a precipitação ocorre sem grande intensidade, porém a formação de instabilidades no interior do continente potencializam os núcleos de chuva na metade sul gaúcha. Em áreas do extremo sul, os acumulados devem ser bastante expressivos, enquanto que no oeste do RS há potencial para temporais com ventos fortes e queda de granizo.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta informando sobre a possibilidade de chuva em grandes acumulados, ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo para as áreas da Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões e Litoral. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O comunicado é válido até a próxima quinta-feira (13). O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Brasil deve registrar safra recorde de grãos no ano que vem, projeta Conab
agronegócio brasileiro pode registrar no ano que vem a maior safra da história, com uma produção de 238,41 milhões de toneladas de grãos. Se confirmada a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta terça-feira, a próxima safra vai superar a de 2016/2017, quando se registrou um recorde de produção de 237,67 milhões, que salvou o crescimento do País. 
A última supersafra fez o setor agropecuário crescer 12,5% em 2017, sendo responsável por 70% do aumento de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) registrado naquele ano. Uma safra recorde no ano que vem, portanto, também tem o potencial de turbinar o PIB de 2019. 

Atlético PR mudou uniforme, escudo e nome 
Assim como prometido por Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, o clube anunciou sua nova marca nesta terça-feira. Entre as mudanças estão: uniforme, escudo e nome do time. O novo escudo, totalmente diferente do antigo, apresenta listas nas cores preto e vermelho e as iniciais "CAP". Já o nome, voltou às raízes e agora é Athletico Paranaense.
"Temos que olhar e ficar atento ao nosso passado. Hoje estamos escrevendo a nossa história", afirmou Petraglia durante a apresentação. A nova identidade visual do clube entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2019.
A mudança, que já gerava polêmica antes da apresentação, virou motivo de provocação entre os rivais do clube e críticas por parte da própria torcida nas redes sociais.

Executiva da Huawei paga fiança e deixa a prisão 
A diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, foi solta nesta quarta-feira (12) depois de passar 11 dias presa no Canadá.
A executiva teve aceito o pedido de liberdade condicional, por um juiz canadense. O valor da fiança foi fixado em 10 milhões de dólares canadenses (US$ 7,5 milhões). Meng saiu da prisão poucas horas depois da ordem do juiz, informou o canal Global News.
"O risco de que não se apresente perante o tribunal (para uma audiência de extradição) pode ser reduzido a um nível aceitável, impondo as condições de fiança propostas por seu assessor", disse o juiz, aplaudido na sala do tribunal pelos partidários da empresa chinesa, informa a France Press.

Lava Jato garante que Lula é dono de sítio e pede condenação do petista
Em alegações finais, o Ministério Público Federal, no Paraná, aponta que há “farta prova documental” de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “proprietário de fato e possuidor” do sítio de Atibaia. O documento de 366 páginas, subscrito por 12 procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato, reitera o pedido de mais uma condenação do petista.
Lula está preso desde 7 de abril, sentenciado a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá. O petista nega ser o dono do sítio.
“Os variados elementos de prova comprovam que Lula atuava como proprietário de fato e possuidor do sítio de Atibaia e, nessa condição, Fernando Bittar autorizou e se envolveu na realização de obras ocultas e escondidas para Lula realizadas no sítio por Bumlai, Odebrecht e OAS”, afirma a Lava Jato.

➤Deputado Federal

Aécio causa constrangimento ao PSDB

Foto: Agência Brasil/Reprodução
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) viveu mais um capítulo de seu inferno astral nesta terça-feira (11), quando a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis de sua propriedade e também em outros de sua irmã e braço-direito, a jornalista Andréa Neves, no âmbito da Operação Ross. O episódio soma-se ao ciclo de más notícias que envolvem o tucano desde a divulgação, em maio do ano passado, de seu mais do que controverso diálogo com o empresário Joesley Batista, em que foi flagrado pedindo R$ 2 milhões ao dono da JBS.

A série de problemas, no entanto, não impediu Aécio de sobreviver ao tsunami que atingiu muitos políticos tradicionais nas eleições de outubro último. Ele recebeu mais de 106 mil votos dos mineiros e garantiu mais um mandato como deputado federal. Voltará à Câmara, que presidiu entre 2001 e 2002, após oito anos como governador e outros oito como senador – e com uma eleição presidencial no meio do caminho.

Mas o papel que Aécio exercerá na Câmara, e mesmo dentro da bancada do PSDB, é uma incógnita. É bem pouco provável que ele desfrute do prestígio de antes da crise, quando era cortejado por tucanos e aliados – ao contrário, ele hoje é uma figura tóxica dentro do PSDB.

“Defendemos o direito de defesa e esperamos a conclusão das investigações, mas é claro que todas essas circunstâncias são um grande desgaste ao PSDB”, disse um deputado tucano à Gazeta do Povo.

Outro parlamentar, próximo de Aécio, contemporiza; para ele, os efeitos das más notícias que envolvem o ex-presidenciável “já estão precificadas” pelo partido. Ele aponta ainda que, apesar dos inegáveis efeitos sobre a imagem de Aécio, a capacidade articulatória do atual senador e futuro deputado é algo que deve garantir a ele um protagonismo, ainda que de bastidores, em 2019. “Isso é o tipo de coisa que jamais se perde”, apontou.

Ex-presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE) acredita que Aécio Neves já “prejudicou muito” a imagem dos tucanos e que é preciso “dar um jeito nesse problema”.

“Eu acho que o Aécio já prejudicou muito o partido. E, se isso for comprovado (mesada para Aécio), é um negócio muito sério. Se essa mesada for realmente verdadeira, é uma questão séria”, afirmou. Em seguida, Tasso foi perguntado se o caso era relevante até para expulsão de Aécio Neves da legenda. “Não estou mais na direção do Partido, a gente tem que dar um jeito nesse problema. A imagem do partido não pode mais ficar ligada a isso para o resto da vida. Tem que dar um jeito”, complementou.

Gazeta do Povo