sexta-feira, 19 de outubro de 2018

➤Sarampo

Jovens  adultos devem ser imunizados

Para combater a propagação do sarampo em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu intensificar a vacinação de pessoas entre 15 e 29 anos. Além de oferecer a vacina tríplice viral em todas as salas mantidas pela rede municipal, equipes da secretaria irão imunizar, em quartéis das forças armadas e em universidades, pessoas de 15 a 29 anos que frequentam escolas secundárias.

Dados atualizados nessa quinta-feira, 18, pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da SMS, indicam 36 casos confirmados de sarampo em Porto Alegre em 2018. O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, explica que a ação é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. A iniciativa busca aumentar a cobertura vacinal na faixa etária, interromper a transmissão do sarampo na cidade e aprimorar o sistema de notificação de suspeitas e implementação de medidas de controle. “Dos 36 casos confirmados da doença em Porto Alegre, 94% são de pessoas entre 15 e 29 anos, e mais de 70% delas não estavam vacinadas”, enfatiza o gestor. 

A vacina contra sarampo é a tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. Ela faz parte do calendário vacinal do país e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos. Até 29 anos, devem ser administradas duas doses; entre 30 e 49, uma dose é suficiente.

A ação da SMS prevê atualização da situação vacinal de cada pessoa entre 15 e 29 anos. Caso as duas doses já tenham sido feitas, não é preciso dose extra da vacina. Se não houver comprovação na caderneta de vacinação, as doses devem ser feitas. “O ideal é que esses jovens adultos procurem serviços de saúde para avaliação da sua condição”, destaca Harzheim.

Em relação à vacinação fora da rede, a expectativa da coordenação da Atenção Primária de Saúde é que sejam alcançadas 130 escolas que integram o Programa Saúde na Escola (PSE), além de unidades do Exército e universidades. As escolas com maior número de alunos serão visitadas por equipes para vacinar os adolescentes e jovens.

Portal PMPA/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário