quarta-feira, 30 de maio de 2018

➤BOM DIA!

Greve, feriadão ou comício?
A greve (?) que os petroleiros, mesmo contra decisão da Justiça, iniciaram em apoio aos caminhoneiros! Um movimento sindical sem conotação política, afirmam! 
Mesmo que a Justiça tenha decretado a ilegalidade do movimento, os petroleiros paralisaram suas atividades a partir de hoje. Mas não pensem que estão solicitando aumento de salários, benefícios trabalhistas ou coisa parecida. Eles estão somente parados em apoio aos caminhoneiros que já receberam tudo o que pediram e que, numa demonstração clara do envolvimento ideológico, seguem parados em determinados pontos de estradas brasileiras.

Desde que me conheço por gente, e já faz tempo, sempre ouvi falar, participei e soube de greves reivindicatórias. Era gente insatisfeita com o que ganha, que desejava melhores condições de trabalho e coisas do gênero.

O movimento iniciado pelos petroleiros, além de ilegal, não tem nada disso. Eles estão parados, e ficarão assim por 72 horas, ou mais, em apoio aos caminhoneiros, pedindo a saída de Pedro Parente da Petrobras, tudo numa claríssima demonstração de defesa de uma ideologia partidária manifestada desde o tempo em que o presidente do Sindipetro sentava ao lado da ex-presidente Dilma, feliz da vida e não se queixava de nada. Fazia parte do governo!

Analisando os motivos que levam os petroleiros a aderirem ao movimento iniciado hoje, considerado ilegal pela Justiça, repito, fico pensando no quanto uma paralisação que teve o apoio de grande parte dos brasileiros, descambou para aquilo que tem movido os movimentos de sindicalistas nos últimos anos. As greves sindicais, nada mais são do que movimentos partidários e ideológicos com finalidades específicas.

Ontem, ao assistir um caminhoneiro sendo brutal e covardemente agredido por um bando de caminhoneiros (?) fiquei pensando se estava vendo cenas de uma democracia ou vivendo num estado selvagem onde a liberdade é superada pela força, pela ignorância de alguns.

A greve dos caminhoneiros acabou ou, pelo menos, não tem mais razão de ser a partir do momento em que o governo, depois de tantos fracassos, atendeu aos pedidos das lideranças grevistas.


Pois agora, mesmo desafiando uma determinação da Justiça, os petroleiros paralisam suas atividades, num movimento claramente político e agressivo do ponto de vista legal. Sem qualquer outro objetivo, somente tumultuam o ambiente já conturbado do Brasil.

Mas o pior de tudo é que, como sempre, logo após a paralisação, apresentarão uma carta de reivindicações exigindo, em primeiro lugar, que os dias paralisados não sejam descontados de seus salários. Esquecem, os petroleiros, que quem para durante um movimento considerado ilegal, deve arcar com o ônus do que acontecer posteriormente.

Sem esquecer que a greve, além de ideologicamente preparada, faz com que os envolvidos tenham um prolongadíssimo feriadão. Talvez nem lembrem que os brasileiros estão cansados de tanta fila para abastecer os carros parados e pensam, exclusivamente, em seus interesses partidários.

Aos que ainda não viram, peço que olhem as cores das camisetas, das bandeiras e faixas que os petroleiros carregam em suas manifestações. Além dos cartazes, é claro!

Coincidência?

Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário